• Carregando...

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) terá que pagar multa no valor de R$ 527.594,08 devido a “apaguinhos” ocorridas na área de atendimento à Brasília em outubro de 2012.

A multa foi mantida pela Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que se reuniu na última terça-feira durante Reunião Pública. A decisão encerra a possibilidade de recursos na esfera administrativa.

De acordo com a decisão da Agência, foram descumpridos procedimentos de rede, tais como a perda das cargas essenciais e a supervisão da telecomunicação operativa de voz, recursos básicos para operação em tempo real.

Interrupção

No dia 4 de outubro de 2012, um defeito na subestação de Furnas em Foz do Iguaçu (PR) causou a interrupção no fornecimento e afetou as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, deixando 70% de Brasília sem luz por duas horas. O equipamento transmissor pegou fogo devido com a sobrevoltagem, o que ocasionou o blecaute.

Com isso, houve uma redução de 3,5 mil megawatts (MW) na carga energética do país. À época, o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) Hermes Chip classificou a suspensão como “apaguinho” e afirmou que o corte foi seletivo e ordenado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]