• Carregando...
A Rua Riachuelo será a primeira a passar pela fiscalização que removerá cabos irregulares | Felipe Rosa/Tribuna do Paraná
A Rua Riachuelo será a primeira a passar pela fiscalização que removerá cabos irregulares| Foto: Felipe Rosa/Tribuna do Paraná

A limpeza de cabos sem identificação, que usam os postes na zona central de Curitiba, já tem local de início: a Rua Riachuelo. A partir das 8h30 da próxima terça-feira (12), equipes formadas por profissionais da Companhia Paranaense de Energia (Copel), secretarias de Urbanismo (SMU) e de Trânsito (Setran) estarão na rua para fazer a fiscalização e remover todos os cabos irregulares.

Os comerciantes e moradores da região precisam ficar atentos porque, com a operação, há a possibilidade de eles ficarem sem TV a cabo, telefone ou internet. Para solucionar o problema, os possíveis prejudicados devem contatar suas operadoras para pedir o restabelecimento do serviço. "Quando a ela for reinstalar o cabo, será multada", explica o secretário de governo Ricardo Mac Donald Ghisi.

Uma campanha de conscientização já acontece por meio da entrega de panfletos informativos. "Estou distribuindo os papéis de loja em loja para ninguém reclamar e dizer que não sabia dessa possibilidade", conta o vice-presidente da associação de comerciantes e moradores da Riachuelo, Chaim Jaber. "É claro que tem gente que vai reclamar, mas assim ganhamos todos", acrescenta.

Segundo ele, a ação da prefeitura é bem-vinda. "Atitudes como essa melhoram a cara do Centro e espero que, a partir dessa limpeza, o mesmo seja feito no resto de Curitiba. Não dizem que aqui é primeiro mundo? Está na hora de se portar assim", destaca Chaim.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, uma escala com as próximas ruas que passarão pela intervenção está sendo preparada a partir de um estudo técnico, mas ainda não se sabe quando será divulgada.

Projeto piloto

Ao mesmo tempo em que equipes da prefeitura farão a limpeza dos cabos, outro grupo formado por profissionais da Copel e das empresas de TV a cabo, internet e telefonia estuda alternativas para evitar que o problema do emaranhado de fios volte no futuro.

Até o dia 30 de novembro, deve ser apresentado um projeto piloto para as ruas Visconde de Guarapuava e Carlos de Carvalho. Entre as possibilidades, estão a instalação de um único cabo que carregaria todos os fios ou enterrar todos eles.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]