A estimativa da Receita Federal em Curitiba é que a operação Nazca, iniciada nesta segunda-feira (5), aumente em cerca de R$ 13 milhões a arrecadação em 2012. Isso deve acontecer depois de os fiscais confrontarem as informações prestadas no Imposto de Renda (IR) por proprietários de imóveis em 83 condomínios de luxo da capital paranaense com imagens captadas por câmeras acopladas a um helicóptero do Fisco. A intenção é combater a sonegação fiscal obtida com a imprecisão na declaração de imóveis, como a variação patrimonial e alugueis não declarados.
A operação Nazca se iniciou por volta das 10h desta segunda-feira (5), com o sobrevoo do helicóptero por alguns bairros da região Norte da cidade. A aeronave ser utilizada novamente nesta terça-feira para recolher imagens das casas instaladas em cada condomínio.
A partir de quarta-feira, a Receita Federal começa a cruzar as informações obtidas através do helicóptero com o Imposto de Renda dos proprietários, a base de dados da prefeitura de Curitiba, além de fotografias do Google Earth. O trabalho deve terminar em três meses.
Interior
De acordo com o delegado da Receita Federal em Curitiba, Arthur Cezar Rocha Cazalle, a fiscalização e atualização desses dados por meio desses trabalhos será permanente em Curitiba e vai se estender para cidades do interior, mas ainda sem data prevista. A Receita Federal informou ainda que a fiscalização também deve possibilitar a identificação de imóveis cujos proprietários possuem construção no local, mas ainda declaram a propriedade apenas como terreno.



