• Carregando...

Os líderes da oposição na Câmara dos Deputados, que se reuniram ontem com o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disseram em entrevista que apoiarão a Medida Provisória 442, que altera as regras para operação de redesconto pelo BC com os bancos, embora possam fazer acréscimo ao texto da MP. "Nós testemunhamos a disposição da oposição de uma ação em linha para que o Brasil receba o menor impacto dessa crise", declarou o líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP).

Além dele, participaram da reunião com Meirelles o líder do DEM, deputado ACM Neto (BA), e o líder do PPS, deputado Fernando Coruja (SC). De acordo com os parlamentares, Meirelles fez durante o encontro uma avaliação da crise e das medidas que estão sendo tomadas para amenizar seus efeitos no Brasil.

"Proer dissimulado"

A oposição, segundo os deputados, demonstrou disposição de ajudar a enfrentar a crise. "Aquilo que for necessário, do ponto de vista do Parlamento, o BC vai ter", disse Aníbal, destacando que o BC está operando e passando uma "impressão firme", de quem está agindo na direção certa. Apesar de indicar apoio às ações do governo, Aníbal voltou a chamar a MP 442 de "Proer dissimulado, envergonhhado".

Os três oposicionistas criticaram a postura do governo Luiz Inácio Lula da Silva, que, na visão deles, tem minimizado os problemas resultantes da crise. "Não se pode dizer coisas como: vamos consumir. Há certos arroubos da Presidência, certo exagero no discurso. O povo brasileiro precisa ter consciência de que é uma crise importante, que vai afetar a vida das pessoas", acrescentou Coruja.

O deputado ACM Neto disse que, além da MP 442, os oposicionistas não pretendem atrapalhar a votação da MP 435, que facilita o uso de títulos do Tesouro Nacional pelo BC para tornar mais eficaz a política monetária. "Não há nenhuma dificuldade de examinar essa medida provisória. Ela tem pontos importantes", afirmou o líder do DEM.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]