• Carregando...
Oriovisto durante a cerimônia de transmissão de cargo na UP: expansão rápida | Antonio Costa/Gazeta do Povo
Oriovisto durante a cerimônia de transmissão de cargo na UP: expansão rápida| Foto: Antonio Costa/Gazeta do Povo

Cronologia

Em 20 anos, Positivo passou de faculdade a universidade:

1988 – É fundada a Faculdades Positivo, que inicialmente oferecia cinco cursos de graduação, duas especializações e um mestrado.

1998 – A faculdade é transformada em centro universitário e tem já 18 cursos de graduação.

2000 – É inaugurado o campus do Campo Comprido, com mais de 400 mil m2.

2008 – O Ministério da Educação reconhece a instituição como universidade, com 26 cursos de graduação, diversas pós-graduações e um curso de doutorado.

O presidente do Grupo Positivo, Oriovisto Guimarães, deixou ontem a função de reitor da Universidade Positivo (UP). O cargo foi assumido pelo economista José Pio Martins, que ocupava a vice-reitoria. A mudança faz parte de um processo mais longo de sucessão dentro do grupo – Guimarães já anunciou que pretende deixar, em um prazo de cinco anos, a presidência da companhia que ajudou a fundar no fim da década de 70.

Segundo Guimarães, a troca de comando na universidade ocorre por ele entender que sua implementação está completa. "Realizamos o sonho do grupo de ter uma universidade. Ela agora caminha com as próprias pernas, tem uma equipe muito boa e um futuro promissor", diz o executivo. A instituição de ensino iniciou suas atividades em 1988, como uma faculdade, passou a ser um centro universitário em 1998 e foi reconhecida como universidade há dois anos. Agora, o foco do negócio será a consolidação da UP como um centro de excelência.

"Passamos por uma fase de expansão rápida, que incluiu a construção do nosso campus, a instalação do curso de Medicina e do hospital, a construção do maior teatro do estado. E há também o crescimento imaterial. Queremos crescer em termos de qualidade", diz José Pio Martins. A universidade também se prepara para aproveitar segmentos promissores, como o ensino tecnológico, as pós-graduações e o ensino à distância – este ainda um projeto que em breve deve dar origem aos primeiros cursos.

Com 11 mil alunos, a UP tem hoje 29 cursos de graduação. Seu campus, com mais de 400 mil m², é a "menina dos olhos" de Guimarães. "É um dos mais bonitos do Brasil. Poucos são tão benfeitos", elogia. Segundo ele, o crescimento da UP não vai se concentrar no aumento no número de alunos. "A preocupação agora não é a quantidade, mas com a qualidade", frisa. O campus da universidade, no bairro Campo Comprido, tem capacidade para comportar um crescimento de no máximo 30% no número de alunos, de acordo com Pio Martins, e por enquanto não existem projetos para a expansão física.

Sucessão

Ao deixar a reitoria da UP, Oriovisto Guimarães passa a se dedicar exclusivamente à presidência do Grupo Positivo, que, além da universidade, tem colégios, editora e gráfica. Ele diz que avalia a possibilidade de encabeçar o lançamento de novos projetos – todos em fase de estudos e que ainda não são divulgados. No entanto, Guimarães já estabeleceu que deixará o posto até 2015 – Hélio Rotenberg, que hoje preside a Positivo Informática, deve assumir também a presidência do grupo.

Para marcar a transição na UP, Guimarães encomendou ao artista plástico Sérgio Ferro um painel lembrando os quatro pilares do grupo: saber, ética, trabalho e progresso. "É um marco que deixo na universidade."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]