• Carregando...
Vista do Castelo de Dublin: Irlanda tem a legislação menos complexa para empresas. | aa/PETER MUHLY
Vista do Castelo de Dublin: Irlanda tem a legislação menos complexa para empresas.| Foto: aa/PETER MUHLY

A qualidade da legislação de um país pode ser um grande diferencial para atrair investimentos. A consultoria TMF Group elaborou um ranking que tenta mostrar quais países têm as legislações mais complexas para a manutenção de negócios.

No último ano, a Argentina foi pontada como a nação com maior complexidade. O país aprovou recentemente um novo código civil e comercial para regular atividades privadas e que pode no longo prazo melhorar sua situação internacional. O país é seguido por Indonésia, Colômbia, Estados Árabes Unidos e China. O Brasil foi apontado como o décimo mais complexo, em uma lista com 95 nações.

Na outra ponta, o estudo mostra os países que têm legislações mais amigáveis e que têm grande capacidade de atração de investimentos estrangeiros. Veja quais são os cinco primeiros.

1. Irlanda

A Irlanda consolidou no último ano sua lei para regular empresas e é reconhecido pela facilidade para se gerirem pequenos negócios. O país, por exemplo, exige que a companhia tenha só um diretor, no mínimo, e ele não precisa ser residente.

2. Ilhas Virgens Britânicas

É um conhecido paraíso fiscal, com facilidade para a abertura de empresas e transferência de recursos.

3. Letônia

O país do Leste Europeu é conhecido por ter regras simples para abrir empresas e pagar impostos. Segundo o ranking Doing Business, do Banco Mundial, é o 22º melhor país do mundo para se fazer negócios.

4. Trinidad e Tobago

O pequeno país caribenho é uma surpresa na lista. Na lista do Banco Mundial, é apenas o 88º melhor para se fazer negócios. Mas ele está entre os paraísos fiscais que abundam nas ilhas do Caribe.

5. Nova Zelândia

A Nova Zelândia é o segundo melhor país para se fazer negócios no mundo, segundo o Banco Mundial, e muito se deve à sua legislação pouco complexa para a manutenção de empresas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]