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Curitiba – Quando for inaugurado, na primeira semana de dezembro, o novo Lady & Lord do Shopping Mueller vai atender cerca de 20 mil pessoas por mês. De acordo com os empreendedores, ele terá 1,89 mil metros quadrados e será o maior salão de beleza da América Latina em funcionamento dentro de um shopping center. O tamanho impressiona, mas não chega a ser novidade para os curitibanos. A cidade reúne alguns dos maiores centros de beleza do país – o maior deles com cerca de 5 mil metros quadrados – que ocupam também a lista de gigantes da beleza em outras partes do mundo.

"Também atuo nos mercados paulista e carioca distribuindo produtos de beleza e, sem dúvida, aqui estão os maiores salões", confirma o empresário Kyrley Boff, proprietário da rede Lady & Lord. "Curitiba é a única cidade do mundo com salões desse tamanho", diz o empresário Beto Calliari, sócio do salão Torriton Taunay, no Batel. "Na época da construção estudamos e visitamos cidades de vários países e não encontrei nada igual em outro lugar do mundo."

Embora o empresário não tenha uma explicação para o fenômeno, o desempenho da rede Lady & Lord não deixa dúvida sobre o sucesso do conceito na cidade. Ao todo são quatro salões, três deles com mais de mil metros quadrados, e uma escola de cabeleireiros. "O mercado da beleza, de um modo geral, está em expansão. A estética se tornou importante para as pessoas, e elas não poupam para isso."

O empresário prefere não revelar o faturamento da rede. Quanto ao investimento na ampliação da unidade do Mueller, que hoje tem cerca de mil metros quadrados, Kyrley diz apenas que foi "alto". "Já estava faltando espaço por causa do grande tráfego no shopping. Aproveitamos a oportunidade para deixar a estrutura mais confortável", diz. "Foi uma estratégia dupla porque o Mueller também precisava gerar mais movimento no piso dos cinemas (onde será instalado o novo salão)."

Fazem parte desse "alto investimento" sistemas de aquecimento de água e iluminação automatizados e lavatórios produzidos exclusivamente para o salão. "Nós mesmos criamos, juntando o que há de melhor em cada modelo do mercado." Com a ampliação, o número de funcionários e profissionais deve passar de 228 para cerca de 350, segundo Kyrley. Depois da inauguração, a rede espera ampliar entre 20% e 25% seu faturamento.

Na rua

O crescimento da concorrência, no entanto, não assusta a proprietária de dois dos maiores empreendimentos da cidade, os salões Marly. "Curitiba é vaidosa, as pessoas investem em beleza.

Desde que tenha um bom trabalho, há espaço para todos", diz Marly Minatti. Quando inaugurou seu primeiro salão, há 33 anos, só ela atendia as clientes do bairro Bacacheri. Hoje a unidade tem cerca de 200 colaboradores.

"Há três anos, percebi que estava perdendo clientela porque esse salão não comportava mais o movimento", lembra. Depois de uma pesquisa com as clientes, a empresária construiu o maior salão da cidade, no Batel, com cerca de 4 mil metros quadrados. "Descobrimos que a maioria era daquela região."

A empresária diz não saber a quantas pessoas atende por mês nos salões, mas garante que não faltam clientes. "Já tive que aumentar o estacionamento uma vez e provavelmente vou ter que investir em outra ampliação em breve."

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