• Carregando...

Mesmo com o aperto no crédito e com a possível dificuldade para captar recursos, no entanto, os otimistas apóiam-se nas 8 milhões de residências do déficit habitacional do país para afirmar que o setor ainda deve crescer, e que os reajustes decorrentes da crise serão mínimos.

A crise deve influenciar principalmente as construtoras que se capitalizaram na bolsa de valores – para a qual os efeitos têm sido mais imediatos – ou que dependem de financiamentos bancários. "As condições de financiamento vão ser diferenciadas porque vai haver um enxugamento de dinheiro estrangeiro. Quem depende disso vai ter uma redução nos recursos, e isso impacta os lançamentos", explica o presidente da franquia imobiliária Century 21, Roberto Menescal.

"Há uma incerteza entre as construtoras se vai haver capital de investimento para suportar a aquisição de terrenos e o custo de um lançamento", comenta o diretor financeiro do Grupo Thá, Sandro Westphal. A empresa, que preferiu não entrar no mercado de capitais nos últimos anos – "essa se mostrou uma decisão acertada", diz Westphal –, mesmo assim prevê uma diminuição no número de lançamentos para o próximo ano. "Nós vamos lançar de acordo com as perspectivas de lucratividade e risco, mas não temos o peso da espada do investidor como as grandes incorporadoras, que precisam lançar para precificar suas ações."

O número de lançamentos ainda está sujeito ao aperto no crédito ao consumidor, uma vez que, com prazos mais curtos e juros mais altos, o financiamento pode atrair menos gente e diminuir a demanda por imóveis novos. A construtora paranaense Paysage Condomínios é uma das que não vão ter problemas com falta de financiamento, porque trabalha com recursos próprios, mas já sentiu o efeito da crise em seus compradores. "Nas últimas duas semanas, eu perdi três vendas fechadas porque os clientes estavam com medo da crise", comenta o diretor da empresa, Juliano Hinz Maran. "São pessoas que ouviram falar que o mundo está em crise, têm medo que os juros subam demais, ouviram especialistas dizendo que não é recomendado fazer dívidas de longo prazo. Elas estavam com o contrato rodando já." Maran não acredita que o setor vá desaquecer nos próximos anos por conta da crise, mas prevê que o número de lançamentos da empresa pode ser afetado caso haja menos demanda.

A diminuição da demanda também pode provocar uma desaceleração nos preços dos imóveis – algo que já era previsto pelo mercado. "Nos últimos três anos, muitas pessoas compraram seu imóvel; nós tivemos uma demanda latente que foi suprimida em boa parte. Agora, não vamos mais ter aquele ‘boom’ acentuado de preços; a demanda já é menor", diz Maran. A desaceleração, no entanto, não significa que os preços vão baixar, como explica a professora do Núcleo de Estudos de Real Estate da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), Eliane Monetti. "O custo subiu; o zero da régua está mais alto. Não tem como baixar os preços, a não ser que o aperto no crédito seja tão intenso que as construtoras tenham que abrir mão do custo inicial."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]