Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
reunião

Pacote para exportações deve sair ainda em março, diz ministro

"Estamos com os trabalhos praticamente finalizados", diz Miguel Jorge. Pacote abrange banco para comércio exterior, mas não trata do câmbio

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, disse nesta quarta-feira (3), após reunião do Grupo de Acompanhamento do Crescimento (GAC), que o pacote de estímulo às exportações pode ficar pronto ainda neste mês.

"Estamos com os trabalhos praticamente finalizados. O Ministério do Desenvolvimento tem trabalhado muito nisso nas últimas semanas. Falta eu ter uma reunião com o Mantega [ministro da Fazenda] para acertar posições e, depois, levá-lo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que deve acontecer ainda neste mês. A minha expectativa é de que, até o fim de março, as medidas possam ser anunciadas", disse Miguel Jorge a jornalistas.

Eximbank brasileiro

Segundo ele, o pacote deve contemplar a criação de uma instituição financeira, ligada ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que terá a finalidade unicamente de emprestar recursos para as operações de comércio exterior. De acordo com o ministro, o banco deve funcionar como o Eximbank (Export-Import Bank), dos Estados Unidos.

"Precisamos ter um Eximbank. Estamos falando de uma coisa que o Brasil tinha de ter há 20 ou 30 anos. Ele faz parte desse projeto. Seria dentro do BNDES. Uma diretoria só para isso. Seria muito burocrático e demoraria muito [criar um banco novo]", disse o ministro do Desenvolvimento. Ele não revelou, entretanto, o volume de recursos que o Eximbank brasileiro teria à disposição para emprestar.

Sem medidas cambiais

Miguel Jorge negou, porém, que o pacote de estímulo às exportações contemple alguma medida na área cambial. Segundo ele, não há nada previsto nesse sentido. "Não tem medida cambial. Não vamos mexer no câmbio. Neste grupo [de trabalho sobre o pacote de exportações], não participaram técnicos do BC", disse.

O ministro acrescentou que o pacote deve ter medidas de desoneração, ou seja, de redução de tributos para as vendas externas, além de redução de burocracia e de custos para os exportadores brasileiros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.