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Bancos estão entre os maiores prejudicados

Os bancos e seus clientes foram alguns dos principais prejudicados pelo caos da queda da internet e telefonia celular de algumas operadoras em Curitiba. Ao longo da tarde, o serviço bancário oscilou bastante, com algumas agências completamente fora do ar ao longo de todo o período. As pessoas que chegavam aos bancos eram orientadas a voltar mais tarde ou procurar outra agência que estivesse com o sistema funcionando.

O auxiliar administrativo Marcos Muller já tinha passado por quatro agências de diferentes bancos e não conseguiu achar nenhum que estivesse funcionando. Ele explica que normalmente faz as transações bancárias pela internet, mas estava sem acesso no escritório por causa da pane. "Está tudo fora do ar", reclamou Muller.

De acordo com o Banco do Brasil, somente algumas agências estiveram fora do ar e os problemas foram específicos com o servidor interno do banco. A Caixa Econômica Federal informou que as panes não duraram o dia todo e, mesmo com instabilidades ao longo da tarde, os clientes podiam recorrer às lotéricas para efetuar pagamentos emergenciais. O Itaú declarou, por meio de sua assessoria de imprensa, que oferece uma série de formas de atendimento ao cliente e de acesso ao banco e que algumas delas não tiveram funcionamento normal durante todo o período da pane.

Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR, explica a responsabilidade sobre o serviço não pode recair sobre o consumidor e se ele não conseguiu pagar em virtude da pane. Mesmo que não seja de responsabilidade dos bancos, o prazo deve ser prorrogado até a normalização do sistema.

Obras na BR-116 (no trecho entre Curitiba e São Paulo) causaram o rompimento dos cabos de internet e telefonia nesta quarta-feira (24), que deixou milhares de consumidores da Região Sul sem acesso a esses serviços. A informação foi repassada pela Autopista Regis Bittencourt, que administra o trecho onde ocorreu o acidente, na manhã desta quinta-feira (26).

De acordo com a concessionária, o problema ocorreu no quilômetro 66 da rodovia, em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Uma das máquinas provocou o rompimento dos cabos da empresa Global Crossing, de acordo com a assessoria de imprensa da concessionária.

As obras eram realizadas para conter a erosão na pista do sentido São Paulo-Curitiba. Os trabalhos na rodovia foram suspensos nesta quinta-feira, por causa da chuva.

A Anatel informou que o problema ocorreu em Campina Grande do Sul, mas ainda não confirmou que a falha foi ocasionada pela obra nem qual era a empresa responsável pelo cabeamento. A agência reguladora deve se pronunciar sobre o caso, por meio de nota oficial, nesta quinta-feira (26).

Consumidores de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram problemas com os serviços entre 13h e 16h30 desta quarta-feira (26), de acordo com a Anatel. Clientes relataram à Gazeta do Povo ter enfrentado o problema por ainda mais tempo.

Operadoras não sabem quantos clientes foram afetados

Um dia após o "caladão", pane que afetou os serviços de internet e telefonia na Região Sul, as operadoras de telefonia ainda não sabem informar quantos clientes foram afetados.

TIM e Vivo informaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que ainda não tinham o dado, porém, a informação deve ser divulgada em breve. As assessorias de imprensa da GVT e da Claro disseram que não vão divulgar os números, pois não se tratou de um problema específico dessas empresas. A operadora OI afirmou que os clientes da Região Sul não foram afetados.

A Copel informou que os clientes do seu serviço de internet rápida foram afetados – cerca de 1,5 mil clientes corporativos usam a Copel como provedora. Backbones são a espinha dorsal das redes de internet

Todas as conexões de internet das empresas e domicílios estão conectadas a um servidor, que eventualmente chegam a um backbone, ou espinha dorsal, o trecho de maior capacidade de tráfego de internet. Os backbone são como rodovias, que conectam todos os estados brasileiros, e ligam o Brasil com o exterior. Há várias empresas operando backbone, e as operadoras de telefonia móvel ou de internet utilizam o serviço dessas fornecedoras. Em caso de pane em um backbone, portanto, é comum que algumas operadoras sejam afetadas, mas outras não.

No caso de ontem, Net Virtua e Oi não apresentaram problemas, possivelmente porque suas redes não são diretamente dependentes do tráfego de dados que passa no local em que houve o rompimento de cabos. A Copel, que ficou sem conexão à internet, chegou a informar que a Level 3, uma de suas fornecedoras e dona de um backbone entre Paraná e São Paulo, teve problemas em sua rede.

A Level 3 informou, via nota, que "houve uma interrupção temporária do serviço", mas não explicou o motivo. Disse também que outras fornecedoras devem ter sido afetadas e que não é a única responsável pela pane.

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