
Ainda sem explicação oficial por parte da Anatel, o "caladão" que afetou os serviços de internet e telefonia na tarde de ontem causou transtornos para os moradores de Curitiba e região. Levantamento preliminar da agência reguladora aponta que o rompimento de um cabo de fibra óptica próximo a Campina Grande do Sul, na região metropolitana, teria sido a causa do problema, mas não foi informado qual é a empresa dona do cabeamento afetado nem quantas pessoas ficaram sem serviço.
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TIM, Vivo, Claro e GVT confirmaram problemas de instabilidade em suas redes. A Oi informou que não foi afetada. O apagão também teria atingido conexões em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, de acordo com a Anatel, e algumas operadoras.
Nas ruas, os orelhões da cidade há anos não eram tão requisitados. "Fazia uns seis anos que não usava um", disse o empresário Eduardo Araújo de Souza, que tentava fazer uma ligação de um telefone público, sem sucesso. "Com o apagão a gente não consegue falar com ninguém." Comerciantes de bancas do Centro contaram que as vendas de cartões para uso em orelhões dobraram durante a tarde. O pane teve início por volta das 13h e os serviços foram retomados, lentamente, a partir das 16h.
O comércio também sofreu com a instabilidade da conexão. Lojas e restaurantes perderam vendas com a queda nas conexões das máquinas de cartão de débito e crédito. "Não consegui acessar o SPC e não posso arriscar abrir crediário para clientes sem saber o histórico deles. Tive que pedir para uma cliente voltar mais tarde, quando a internet já estivesse novamente no ar", disse Carmem Fernandes, que trabalha como caixa numa loja de calçados.
Tereza Freitas, do mercado e panificadora Abage, conta que um cliente, sem dinheiro em espécie, teve de deixar as compras no estabelecimento. "Por uma hora as máquinas de cartões deixaram de operar, além das oscilações ao longo de todo o dia."
Na corretora Omar Camargo Investimentos, num caso raro na história da empresa, a mesa de operações parou antes do fim do pregão. "O timing é fundamental nesses casos, porque o operador pode estar se protegendo de alguma perda ou prestes a realizar algum lucro. Sem internet, não tem como fechar o negócio", diz Nastassia Romanó Leite de Castro, economista da corretora.
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) precisou se comunicar via rádio com a equipe de campo, que normalmente trabalha com um palmtop e recebe atualizações de tarefas pela rede de internet móvel. A empresa também informou que os clientes do seu serviço de internet rápida foram afetados cerca de 1,5 mil clientes corporativos usam a Copel como provedora. Na Magic Web Design, especializada em desenvolvimento e hospedagem de sites, a procura dos clientes por uma explicação foi grande. "Como prestamos serviços de hospedagem de sites, temos de explicar para os clientes que o problema foi com um cabo, e não aqui", diz Antonio Borba, diretor-executivo da companhia.
Outro lado
A TIM informou, por nota, que os clientes da região Sul "podem ter encontrado dificuldades para utilizar os serviços de voz e dados da operadora, devido a um triplo rompimento de fibra óptica da rede de transmissão que interliga os sistemas desses estados com o restante do Brasil". Segundo a TIM, o sistema voltou ao normal às 16h30. Em nota, a Telefônica/Vivo explicou que, por volta das 13h, alguns clientes de Paraná e Santa Catarina "podem ter encontrado dificuldades na utilização dos serviços de voz e dados da empresa, devido a rompimentos de cabos de fibra óptica contratados de terceiros". Segundo a operadora, a situação foi normalizada às 15h40. Em nota, a GVT informou que o serviço de banda larga dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentou lentidão desde o início da tarde e que o sistema foi normalizado às 16h30. A GVT recomendou aos usuários que ainda encontravam dificuldades de acesso que desligassem e ligassem novamente o computador e modem para garantir que a navegação fosse normalizada. Clientes podem esclarecer dúvidas pelo telefone 103 25, da Central de Atendimento. Segundo a Claro, em nota, "uma instabilidade causada por uma falha na rede de transmissão de um fornecedor pode ter afetado parte de seus assinantes no Paraná a partir das 13h25 de ontem.




