• Carregando...

O diretor de Política Agrícola e Informação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, disse ontem que o governo deve aprofundar discussões sobre a redução ou eliminação de parte das importações de etanol, uma vez que a oferta de matéria-prima nesta safra será suficiente para atender tanto a demanda para produção de açúcar quanto para combustível.

Porto fez a afirmação durante a divulgação do primeiro levantamento da Conab para a safra de cana-de-açúcar 2012/13. Ele disse que outro assunto cujo debate "vem sendo cada vez mais acentuado no governo" é a formação de estoques reguladores, que possibilitariam atuar durante a entressafra.

O secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, José Gerardo Fontelles, disse durante a coletiva que os números apontados ontem pela Conab são otimistas, tanto para a safra atual como para a próxima, pois havia uma expectativa de quedas em função do clima adverso no segundo semestre do ano passado.

Fontelles afirmou que a prioridade do governo no momento é incentivar o aumento da oferta de matéria-prima para atender à capacidade instalada do setor sucroalcooleiro. Ele disse que os financiamentos para replantio de renovação de canaviais não serão restritos às lavouras com mais de cinco anos, pois os produtores poderão ter acesso ao crédito também em casos de perda de produtividade em áreas novas. "Os números ainda são preliminares, mas dá para antever uma performance mais favorável na produção de cana", diz ele.

Silvio Porto afirmou que a Conab apresentará no próximo levantamento da cana-de-açúcar uma correção em relação aos dados de produção de cana na safra 2011/12, que ficou em 571,4 milhões de toneladas (501,4 milhões no Centro-Sul e 70 milhões na região Nordeste). Ele disse que o número será corrigido para 558 milhões de toneladas, o que representará um aumento ainda maior na produção da safra 2012/13, estimada em 602,2 milhões de toneladas (70 milhões no Nordeste e 523 milhões no Centro-Sul).

Os dados da Conab mostram que a área destinada a cana-de-açúcar na safra 2012/13 é estimada em 8,567 milhões de hectares, dos quais 4,426 milhões estão em São Paulo (51,66%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]