• Carregando...

ASSUNÇÃO - A Controladoria da República do Paraguai aguarda a resposta do Tribunal de Contas da União (TCU) brasileiro sobre a solicitação de realização de uma auditoria conjunta nas contas da hidrelétrica binacional de Itaipu, informaram nesta quarta-feira fontes oficiais.

- Esta semana poderemos receber a resposta ao pedido feito nesta terça-feira ao TCU do Brasil, considerando que se trata de um colegiado que deverá deliberar acerca da nossa proposta - disse, nesta quarta-feira, o titular do órgão paraguaio, Octavio Airaldi.

A intenção é que os dois países examinem os detalhes, tanto administrativos como financeiros, da hidrelétrica explorada pelas duas nações no rio Paraná.

"A idéia é organizar uma proposta de fiscalização de Itaipu, que, acredito, conseguirá mover os arcaicos empecilhos jurídicos que impedem nossos povos de conhecer o uso dos fundos", frisou Airaldi no documento enviado ao presidente do TCU, Adylson Motta.

Airaldi acrescentou que o mesmo procedimento pode ser proposto à Argentina para analisar as contas da hidrelétrica de Yacyretá, que o Paraguai compartilha com o país vizinho, também na bacia do rio Paraná.

Até agora as contas das hidrelétricas não puderam ser auditadas pelos órgãos fiscalizadores dos três países, garantiu o presidente da Controladoria Geral da República do Paraguai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]