Representantes do poder público, associações, federações e confederações de micro e pequenas empresas se reuniram ontem, em Curitiba, para a instalação do Fórum Regional Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná.
O órgão regional, previsto pelo pacto federativo, deverá atuar na aproximação de micro e pequenos empresários e governo para discutir políticas de fortalecimento ao setor. No Paraná, as micro e pequenas empresas respondem por 90% das firmas registradas Junta Comercial.
O estado é o décimo do país a instalar o órgão, que atuará de forma articulada com o fórum permanente coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Além dos fóruns regionais, também existe a previsão para instalação de fóruns municipais, como forma de capilarizar a integração da classe empresarial na formulação das políticas públicas setoriais. A iniciativa de instalação de cada fórum depende dos próprios estados e municípios.
"Um micro ou pequeno empresário não tem condições de viajar duas vezes por mês a Brasília para defender suas demandas. A criação do fórum aproxima estes agentes e fortalece a construção das políticas públicas", afirma a secretária geral do Fórum Regional, Vera Lelis Calil.
O pequeno empresário Jonas Bertão, que possui uma indústria de reciclagem de plásticos na região metropolitana de Curitiba, tem a mesma visão. "No fórum de Brasília, as decisões são tomadas de forma distante e vêm de cima para baixo. O fórum regional aproxima a iniciativa privada da formulação de uma agenda de seu interesse", avalia.
Otimismo
A maioria dos micro e pequenos empresários está otimista em relação ao desempenho da economia em 2009 e prevê um ano melhor que 2008. A estimativa consta da sondagem Ponto de Vista dos Pequenos Negócios, divulgada ontem pelo Sebrae Nacional. Segundo o levantamento, 62% dos entrevistados esperam vender e faturar mais em 2009; 56% pretendem manter o quadro de funcionários; e 35% disseram que querem aumentar as contratações com carteira assinada.
De acordo com os dados da pesquisa, 68% dos micro e pequenos empresários acreditam num aumento do número de clientes neste ano e 49% deles disseram que devem aumentar o investimento no negócio. Mais da metade (57%) dos entrevistados avalia que as atividades em 2009 serão boas e 22% são ainda mais otimistas e esperam que sejam "muito boas".
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