• Carregando...

O Paraná deve transformar a força de seu agronegócio em uma forte agroindústria. A opinião é do especialista em internacionalização empresarial José Manuel Meireles de Sousa, consultor do Idort, tradicional instituto de São Paulo que oficializou ontem a instalação de uma filial em Curitiba, que deve atender toda a Região Sul. "A agroindústria permitiria agregar valor à produção, gerar emprego e beneficiar não só o empresário, mas toda a sociedade. É uma mudança na noção do agronegócio", diz ele.

O Idort, primeira empresa de treinamento corporativo do Brasil, chega ao Paraná com a proposta de disseminar entre empresários e gestores públicos o foco na internacionalização, na idéia de que é preciso pensar globalmente e agir localmente. "O mercado vai muito além do que se consegue enxergar. Exportar é realmente a melhor forma de se desenvolver. É preciso aproveitar todos os recursos de mão-de-obra e competências, que o Brasil tem de sobra", avalia Sousa. Ele lembra que a desvalorização do dólar em relação ao real não é impedimento para o sucesso. "Isso não foi motivo para a Alpargatas deixar de vender nos Estados Unidos", exemplifica.

Vender a intermediários, na visão do Idort, não faz necessariamente a empresa crescer, provoca maior dependência empresarial em relação ao canal de comercialização. "É preciso promover uma mudança de produto focada no mercado. Só se tem produto que tem mercado", diz o presidente do instituto, Roberto Venosa.

O instituto oferece consultoria, tanto na área de formação de gestores, como em recursos humanos e questões técnicas, e avaliação de riscos de projetos. Com forte histórico de atuação, o instituto foi fundado por intelectuais paulistas há 76 anos e ajudou a formar instituições como a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Curitiba, explica Venosa, foi escolhida para a abertura de um escritório local por sua posição estratégica. "É uma cidade referência na América do Sul", diz. A filial do Idort tem a direção do especialista em logística industrial e empresarial, Jorge Zavala, de Fábio Altomare, da área de tecnologia da informação e desenvolvimento de sistemas, e de Demetrius Dellê, especializado em planejamento, implementação e gerenciamento de projetos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]