• Carregando...

Curitiba – Os estados da Região Sul do país têm um futuro promissor em inovação tecnológica. Esta é uma das constatações do superintendente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Ganem, que esteve ontem em Curitiba para entregar os prêmios da etapa sul do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica.

Duas empresas paranaenses venceram a rodada regional do prêmio: a Bematech, na categoria produto, e a Automat, na categoria pequena empresa.

Agora, elas disputam o prêmio nacional, que será entregue em 7 de dezembro em Brasília. Os vencedores da etapa nacional recebem bolsas de fomento tecnológico e subsídio para depósito de registro de patente.

O diretor da Automat Engenharia, João Luiz Pimpão, diz que o desenvolvimento de novos produtos vêm permitindo crescimento significativo à empresa. A Automat, que tem 6,5 anos, entrou este ano no ramo da exportação. "Com isso, o nosso faturamento deve crescer 50% em relação ao ano passado, passando de R$ 8 milhões para R$ 12 milhões", diz Pimpão.

A dificuldade para investir em pesquisas de ponta foi superada graças às características dos pesquisadores, que já tinham 10 anos de experiência no setor público.

A impressora térmica fiscal da Bematech, empresa que tem sede em Curitiba, trouxe para a empresa o prêmio na categoria produto. A tecnologia desenvolvida no Paraná permite que a segunda via do documento fiscal seja eliminada, uma vez que os dados ficam armazenados em uma memória eletrônica, reduzindo o gasto de papel.

"A Bematech está vendendo impressoras, com uma tecnologia inédita no mundo, para o país todo", comemorou Rodrigo Coelho, representante do Finep na Região Sul.

Um dos objetivos do Prêmio da Finep é identificar locais de futuros pólos tecnológicos. E, nesse sentido o superintendente Carlos Genem aposta nos estados do Sul. "Das 608 inscrições para a etapa nacional, 207 são da Região Sul. Quer dizer, dos 27 estados da federação, três garantem um terço das inscrições. Além do mais o prêmio nasceu aqui. O Sul é uma região de destaque na área."

Outro dado importante é que 30% da carteira de projetos da Finep, entre projetos em curso e em análise, são dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Durante a entrega do Prêmio, a Finep aproveitou para divulgar o lançamento da Linha Pró-inovação, uma linha de crédito que oferece juros acessíveis a empresas que tenham projetos de inovação tecnológica, semelhantes aos do crédito agrícola.

"O Brasil está perdendo mercado para outros países, como a China, em diversos setores em que tem tradição, como o têxtil. Por isso precisamos investir em novos produtos e na geração de patentes", diz Genem.

Com a nova linha, os juros, que normalmente chegam a 15%, devem ser reduzidos a 5% ao ano para empresas que aplicam inovação tecnológica em áreas como comércio exterior, softwares, semicondutores, fármacos, biotecnologia, nanotecnologia e biomassa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]