• Carregando...

O paranaense Wesley Yukiyoshi Saikawa, 21 anos, estudante de Design de Produtos da Universidade Federal do Paraná, é o único brasileiro classificado na quarta edição do concurso de design de automóveis da Peugeot. Ele está, junto com outros 29 designers de todo o mundo, criando um protótipo de carro que contenha, na sua concepção o prazer de dirigir com rapidez e eficácia, sendo acessível, simples e respeite a ecologia, como pedia o tema do concurso deste ano.

Saikawa soube da escolha dos selecionados neste dezembro. Agora, os projetos classificados ficam expostos no site do concurso para receberem votação popular até o dia 23 de janeiro. Até lá, qualquer um pode entrar no site e dar o seu voto. Com base na escolha popular, serão selecionados dez finalistas e o grande vencedor será então escolhido pelo júri formado pela Peugeot.

O primeiro lugar receberá como prêmio 6 mil euros, além de ter o projeto montado e exibido no Salão de Automóvel de Frankfurt. Além disso, o carro participará do game Project Gothan Race 4, já que o XBox 360 é um dos parceiros da promoção.

Wesley Saikawa gosta de desenhar carros desde quando era criança. Ele lembra que desde os sete ou oito anos de idade costumava rabiscar carros para seu consumo próprio. No entanto, quando se decidiu pelo design, não pensou, em um primeiro momento, em realizar o sonho de criança. Mas este ano decidiu participar do concurso da Volkswagen no Brasil e chegou entre os 15 primeiros colocados.

Animou-se e, através de um amigo, ficou sabendo do concurso da Peugeot e decidiu arriscar. Comprou livros, pesquisou e enviou o projeto que foi selecionado entre centenas do mundo todo.

O hobby de criança começou mesmo a se transformar em uma opção profissional. Tanto que, além da participação em concursos, ele já está com quase tudo certo para participar de um intercâmbio de design na cidade de Colônia, na Alemanha, onde pretende se dirigir mais ao desenho de automóveis ou outros veículos.

Como o próprio Saikawa explica, o automóvel proposto por ele é um modelo arrojado, com linhas orgânicas e que remetem aos carros de Fórmula 1 dos anos 50 e 60, conhecidos como "charutinho". No lugar de rodas, encontram-se esferas que giram em qualquer direção, possibilitando maior controle de tração e de estabilidade nas curvas, dificultando derrapagens. Não esquecendo das características da marca, a grade frontal apresenta a forma trapezoidal da logo da Peugeot, e os faróis em formato "olho de gato" foram alongadas no modelo, situando-se ao lado do motorista. Para valorizar o prazer de dirigir, Wesley colocou espaço para apenas uma pessoa, focando no prazer individual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]