• Carregando...

No próximo fim de semana, dias 24 e 25, os paranaenses vão voltar ao horário normal. Ou seja, na zero hora de domingo (25) os relógios precisam ser atrasados uma hora, e voltam para 23 horas de sábado (24). E chega ao fim mais um horário de verão no Brasil. Moradores dos outros estados do Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais) e Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e no Distrito Federal também vão atrasar os relógios em uma hora.

Em razão do 2.º turno das eleições de 2006, o início do horário de verão foi adiado e começou apenas no dia 5 de novembro. Normalmente os relógios são adiantados em uma hora na metade do mês de outubro. Como nesta temporada (2006/2007) houve um adiamento para o início do horário de verão, os relógios também ficaram mais tempo adiantados em uma hora e somente na 0h do dia 25 retornam ao normal.

Economia no Paraná

Neste período de horário de verão (5/11 a 25/2), a Companhia de Energia Elétrica do Paraná (Copel) trabalha com a expectativa de uma redução em torno de 6%, ou 240 Megawatt (MW), no horário de pico de consumo que é das 18h às 21h. Com o horário de verão esse período é das 19h às 22h.

De acordo com a assessoria de imprensa da Copel, com essa diminuição no ponto máximo de consumo há uma folga operacional no sistema elétrico, que não precisa atuar com força máxima. Isso dá mais espaço para manutenção e melhorar o sistema.

Segundo a Copel, a redução apontada pelo horário de verão nesta temporada (240 MW) é o equivalente a demanda máxima de energia de uma cidade como Londrina (Norte), ou a potência instalada na usina Capivari/Cachoeira.

Horário de verão

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o horário diferenciado foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. Até 1967 sua implantação foi feita de forma esporádica e sem um critério científico mais apurado. Depois de 18 anos sem ser adotada, a medida voltou a vigorar no verão de 1985/86, em decorrência de um racionamento provocado pela falta de água nas hidrelétricas. Desde então, o horário de verão passou a ser anual.

Outros países também adotam a mudança na hora legal para aproveitar a maior luminosidade no período primavera-verão, a exemplo do que acontece na União Européia e em países como os Estados Unidos, Canadá e Rússia.

Quanto mais afastado da linha do equador maior serão os dias, por isso os estados da região Norte e Nordeste não entram no esquema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]