• Carregando...

Por fora, o aparelho parece um simples teclado. Meio extravagante, é verdade, por causa da cor verde, da câmera e da trackball (esfera que serve para substituir o mouse) embutidas. Ninguém imaginaria que o equipamento, batizado de E-Cipó, é uma proposta revolucionária para promover a inclusão digital e, por isso, recebeu 3 dos 4 prêmios oferecidos no concurso Connecting the World, promovido pela AMD na América Latina. Seus criadores, 12 estudantes do Centro Universitário Positivo (UnicenP), receberam US$ 30 mil como reconhecimento pela "proposta inovadora de dispositivo para acesso à internet".

Pois é, o tecladinho em questão tem a capacidade de conectar o usuário à rede mundial de computadores. Dentro dele, um receptor da rede EDGE de celulares (capaz de atingir picos de 200 kbps na velocidade de transmissão) é responsável por captar os dados. A visualização das informações, por sua vez, se dá por meio de um televisor comum, já que o E-Cipó transmite sinal UHF para um raio de algumas dezenas de metros. Além disso, o projeto prevê um portal que poderia facilitar a navegação de pessoas pouco familiarizadas com a tecnologia – e também corrigiria a resolução da imagem a ser mostrada pela tevê.

A iniciativa dos jovens paranaenses tem tudo para dar seguir adiante e caminhar com as próprias pernas. como ressalta Billy Edwards, vice-presidente da AMD. "Nós podemos não nos impressionar com o design do E-Cipó, mas não somos o público-alvo do produto", disse Edwards à Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]