• Carregando...

Dez parlamentares do Partido Socialista da Grécia pediram nesta quarta-feira que o governo processe a agência de classificação de risco Moody's por rebaixar a nota de crédito grega em três pontos, medida que elevou anda mais os custos de financiamento do país.

Após uma onda de críticas da mídia e de autoridades à atitude da Moody's, os parlamentares governistas disseram que o rebaixamento ao nível "altamente especulativo" prejudica os esforços fiscais da Grécia e ameaça a recuperação econômica da Europa.

"A ação específica põe em risco os sacrifícios do povo grego", disseram os parlamentares em moção escrita ao ministro das Finanças, George Papaconstantinou.

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, tem pedido repetidamente pede que a União Europeia aumente a regulação sobre agências de classificação de risco, que reduziram os bônus gregos para grau especulativo após a erupção da crise de dívida, no fim de 2009. Na segunda-feira, a Moody's cortou o rating da Grécia para "B1", nota menor que a do Egito, citando riscos ao programa de cortes fiscais do país.

A medida da Moody's recebeu uma resposta dura do governo, que considerou a ação "completamente injustificada". Autoridades do governo não quiseram comentar sobre a moção dos parlamentares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]