• Carregando...

Influentes parlamentares norte-americanos anunciaram nesta quinta-feira um novo plano de ajuda e investimentos para a América Latina, sob o qual destinariam à região 2,5 bilhões de dólares na próxima década.

O projeto tem como objetivo ajudar a redução da pobreza e encorajar o investimento em todos os países da região, exceto Cuba.

Liderado pelo senador democrata Bob Menédez e pelo deputado democrata Eliot Engel, ambos presidentes de subcomissões do Congresso para temas internacionais, o plano também tem o apoio de parlamentares republicanos.

O anúncio veio em um momento em que os Estados Unidos buscam estreitar os laços com a região, onde Washington considera preocupante a crescente influência do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, um inimigo declarado das políticas norte-americanas, principalmente para a América Latina.

"A realidade é que se não olharmos para o outro lado e não nos envolvermos, outras pessoas vão entrar nesse vazio", disse Engel em uma coletiva de imprensa. "Isso é verdade com a China, é verdade com a Venezuela e é verdade com o Irã."

Menéndez disse que os recursos teriam um "efeito multiplicador" durante a década, já que vários projetos contariam também com financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ele acrescentou que cerca da metade dos 2,5 bilhões de dólares serão administrados pela agência norte-americana para o desenvolvimento (Usaid, na sigla em inglês) e os projetos teriam rigorosa inspeção.

Atualmente, a maior parte da ajuda que os EUA oferecem à América Latina é destinada à luta contra as drogas.

O projeto ainda tem que ser aprovado na Câmara e no Senado norte-americanos, o que pode ocorrer no início de 2008, disseram parlamentares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]