• Carregando...

O Parlamento esloveno aprovou neste sábado (28) a nomeação como primeiro-ministro do conservador Janez Jansa, que retorna ao poder à frente de uma coalizão de cinco partidos e apesar de sua derrota nas legislativas de dezembro.

Jansa obteve uma maioria de 51 deputados, dos 90 do Parlamento. No total, 39 votaram contra sua nomeação. Jansa dirigiu o governo deste pequeno país da ex-Iugoslávia (e membro da Zona Euro desde 2007) entre 2004 e 2008.

Jansa, 53 anos, terminou em segundo lugar nas eleições legislativas de 4 de dezembro. Mas o vencedor, o milionário Zoran Jankovic (centro-esquerda), fracassou em reunir uma maioria e sua nomeação como primeiro-ministro, proposta pelo chefe de Estado, Danilo Türk, foi rejeitada pelo Parlamento em 11 de janeiro.

O novo primeiro-ministro tem agora quinze dias para apresentar seu governo, que deverá receber o aval do Parlamento.

A candidatura de Jansa foi proposta, como permite a Constituição, pelos deputados de sua formação, o Partido Democrático Esloveno (SDS), e seus quatro aliados, os liberais da Lista Cidadã de Gregor Virant, o Partido Popular SLS, Nova Eslovênia NSi (centro-direita) e o partido dos aposentados (DESUS).

Türk recusou-se a apresentar Jansa e colocou em dúvida a legitimidade de sua candidatura devido a um processo no qual o agora premiê é acusado de ter recebido suborno por conta de um contrato sobre armamento quando era chefe do governo em 2006.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]