• Carregando...
Os dois candidatos à Presidência dos EUA irão se encontrar com Bush para agilizar o pacote econômico | Brian Snyder / Jason Reed / Reuters
Os dois candidatos à Presidência dos EUA irão se encontrar com Bush para agilizar o pacote econômico| Foto: Brian Snyder / Jason Reed / Reuters

Na TV, Bush diz que economia dos EUA está em perigo

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse nesta quarta-feira (24) fez um apelo para que o Congresso aprove o plano de resgate da economia.

Segundo ele, a situação do país é grave, o mercado não está funcionando propriamente e vários importantes setores da economia do país estão próximos do colapso.

Bush conclamou democratas e republicanos e Congresso e administração a cooperarem para combater a crise. Ele citou o fato de ter convidado os dois candidatos presidenciais, John McCain e Barack Obama, para discutir a crise em Washington nesta quinta-feira.

O presidente também disse ter confiança em que seu plano é eficiente para combater a crise.

G1/Globo

Veja a íntegra do pronunciamento de Bush em rede nacional de televisão

Comunicado

Leia a seguir a íntegra do comunicado conjunto que os candidatos à Presidência dos EUA Barack Obama (democrata) e John McCain (republicano) lançaram na noite desta quarta-feira (24)sobre a crise financeira que atinge os EUA:

"O povo americano está enfrentando um momento de crise econômica. Não importa como isso começou, todos nós temos a responsabilidade de trabalhar contra ela e de restaurar a confiança na economia. Os empregos, as economias e a prosperidade do povo americano estão em risco.

Agora é a hora de ficarmos juntos - democratas e republicanos- em um espírito de cooperação para o bem do povo americano. O plano que foi submetido ao Congresso pela administração Bush é falho, mas o esforço para proteger a economia americano não deve falhar.

Esta é uma hora de ficar acima da política, para o bem do país. Não podemos nos arriscar a uma catástrofe econômica. Agora é a nossa chance de ficarmos juntos para provar que Washington é uma vez mais capaz de liderar este país."

Os candidatos à Presidência dos EUAJohn McCain (republicano) e Barack Obama (democrata) disseram que todos os partidos políticos devem cooperar para evitar uma "catástrofe econômica" no país. Os oponentes lançaram na noite desta quarta-feira (24) um comunicado conjunto sobre a crise econômica norte-americana.

O comunicado foi divulgado pouco depois de o presidente dos EUA, George W. Bush, ter telefonado para Obama, convidando-o para uma reunião de congressistas dos dois partidos sobre o pacote econômico. Barack Obama aceitou e vai a Washington para a reunião, segundo Bill Burton, porta-voz do democrata.

O encontro deve ocorrer nesta quinta, de acordo com a Casa Branca. O candidato republicano, John McCain, também foi convidado e confirmou presença.

O convite de Bush ocorre no mesmo dia em que McCain anunciou a suspensão de seus atos de campanha por conta da crise e a sua volta a Washington para ajudar a negociar o pacote de resgate da economia.

McCain também pediu a Obama que o debate da próxima sexta-feira (26) no Mississippi fosse adiado para não "tirar o foco" da discussão econômica, mas Obama recusou-se, dizendo que, "mais do que nunca", é necessário discutir os problemas do país.

Debate mantido

A Comissão de Debates Presidenciais dos EUA informou nesta quarta que o primeiro debate da campanha, previsto para sexta em Oxford, Mississippi, está mantido -apesar do pedido do republicano.

"Nossa missão é garantir um fórum no qual o público americano tenha oportunidade de ouvir os principais candidatos a presidente dos EUA debatendo as questões críticas que a nação encara", diz a comissão em comunicado. "Nós acreditamento que o público vai ser servido se todos os debates forem mantidos conforme o programado."

A universidade também confirmou a manutenção do debate.

"Fomos informados pela comissão dos debates presidenciais que o evento está mantido", destacou a Universidade de Mississippi (sul dos EUA) em Oxford, local do primeiro dos três debates entre os candidatos John McCain e Barack Obama.

"Estamos prontos para receber o debate, e acreditamos que ele vai acontecer na data prevista", ressaltou a universidade em comunicado.

"A universidade não foi notificada de qualquer mudança de horário ou de local" do debate, disseram os organizadores.

O primeiro dos três debates televisivos entre os dois candidatos está previsto para sexta-feira às 21h locais (22h de Brasília), deve durar uma hora e meia e será essencialmente dedicado à política externa e às questões relativas à segurança nacional.

O debate é organizado pela Comissão de Debates Presidenciais, uma organização não-lucrativa e apartidária criada em 1987 e que, desde então, patrocinou todos os debates nas eleições presidenciais norte-americanas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]