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salgados

Páscoa deve ter ovos de chocolate até 8% mais caros, estimam fabricantes

Apesar do aumento, empresários esperam aumentar vendas. Empresas investem em formatos criativos para atrair clientes

Apesar do aumento, empresários esperam aumentar vendas. Empresas investem em formatos criativos para atrair clientes | Marcelo Elias/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Apesar do aumento, empresários esperam aumentar vendas. Empresas investem em formatos criativos para atrair clientes (Foto: Marcelo Elias/Agência de Notícias Gazeta do Povo)

Embalados pelo pela perspectiva de vender mais ovos de Páscoa e superar os resultados do ano passado, fabricantes brasileiros apostam em dar novos formatos a chocolates conhecidos para conquistar o público apesar dos preços ‘salgados’: segundo empresas consultadas pelo site G1, o consumidor deve encontrar produtos entre 3% e 8% mais caros nas prateleiras nos próximos meses.

"Os preços dos insumos subiram muito em 2009; só o da manteiga de cacau quase dobrou", diz a vice-presidente executiva do grupo CRM, controlador das marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Dan Top, que estima aumento médio de 3% no valor dos produtos da linha de Páscoa 2010.

Na fabricante Cacau Show, a estimativa é de que os preços fiquem entre 6% a 8% mais caros.

Apesar dos custos mais elevados - que acabam por impactar as margens de lucro das indústrias do setor – executivos das principais fabricantes se dizem otimistas e esperam aumentar as vendas e o faturamento em relação à Páscoa de 2009.

Bruno Zanetti, gerente de Páscoa da Lacta, prevê crescer mais do que o avanço de 12% registrado nesta época do ano passado. Este ano, a empresa preparou 16 novos lançamentos que variam de R$ 5,99 a R$ 49,99.

Já Gabriel Porciani, diretor de marketing de chocolates da Arcor, estima vender 10% a mais nesta Páscoa, mesmo com o aumento de 5% que os produtos da marca devem ter em média em relação ao ano passado.

Stefenson Soalheiro, gerente de marketing da Cacau Show, espera expansão de 50% nas vendas e 42% só na produção de ovos. "Temos 140 lojas a mais em relação ao ano passado e a previsão é de que cheguem a 800 unidades até a Páscoa", diz.

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Só a Kopenhagen, que prevê faturar R$ 200 milhões em 2010, reservou para este ano estratégia agressiva de marketing: investiu R$ 4 milhões somente na campanha para divulgar o ovo 4 Clássicos, principal aposta da companhia para a temporada que reúne os carros-chefe da empresa: Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Nhá Benta, um ovo dentro do outro.

Além de investir na divulgação, lançou versão reduzida em relação ao ano passado para agradar mais bolsos: diminuiu de 750g para 350g e é vendido pelo preço promocional de R$ 49,90. Especializada em chocolate de alto padrão, no entanto, a empresa reserva opções para orçamentos privilegiados: o ovo de 10kg, por exemplo, custa R$ 1.500.

"Esperamos que o auge das vendas ocorra a partir do dia 20 de março", diz a executiva, que destaca que a Páscoa corresponde a 30% do faturamento anual da companhia.

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