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Apesar do aumento, empresários esperam aumentar vendas. Empresas investem em formatos criativos para atrair clientes | Marcelo Elias/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Apesar do aumento, empresários esperam aumentar vendas. Empresas investem em formatos criativos para atrair clientes| Foto: Marcelo Elias/Agência de Notícias Gazeta do Povo

Embalados pelo pela perspectiva de vender mais ovos de Páscoa e superar os resultados do ano passado, fabricantes brasileiros apostam em dar novos formatos a chocolates conhecidos para conquistar o público apesar dos preços ‘salgados’: segundo empresas consultadas pelo site G1, o consumidor deve encontrar produtos entre 3% e 8% mais caros nas prateleiras nos próximos meses.

"Os preços dos insumos subiram muito em 2009; só o da manteiga de cacau quase dobrou", diz a vice-presidente executiva do grupo CRM, controlador das marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Dan Top, que estima aumento médio de 3% no valor dos produtos da linha de Páscoa 2010.

Na fabricante Cacau Show, a estimativa é de que os preços fiquem entre 6% a 8% mais caros.

Apesar dos custos mais elevados - que acabam por impactar as margens de lucro das indústrias do setor – executivos das principais fabricantes se dizem otimistas e esperam aumentar as vendas e o faturamento em relação à Páscoa de 2009.

Bruno Zanetti, gerente de Páscoa da Lacta, prevê crescer mais do que o avanço de 12% registrado nesta época do ano passado. Este ano, a empresa preparou 16 novos lançamentos que variam de R$ 5,99 a R$ 49,99.

Já Gabriel Porciani, diretor de marketing de chocolates da Arcor, estima vender 10% a mais nesta Páscoa, mesmo com o aumento de 5% que os produtos da marca devem ter em média em relação ao ano passado.

Stefenson Soalheiro, gerente de marketing da Cacau Show, espera expansão de 50% nas vendas e 42% só na produção de ovos. "Temos 140 lojas a mais em relação ao ano passado e a previsão é de que cheguem a 800 unidades até a Páscoa", diz.

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Só a Kopenhagen, que prevê faturar R$ 200 milhões em 2010, reservou para este ano estratégia agressiva de marketing: investiu R$ 4 milhões somente na campanha para divulgar o ovo 4 Clássicos, principal aposta da companhia para a temporada que reúne os carros-chefe da empresa: Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Nhá Benta, um ovo dentro do outro.

Além de investir na divulgação, lançou versão reduzida em relação ao ano passado para agradar mais bolsos: diminuiu de 750g para 350g e é vendido pelo preço promocional de R$ 49,90. Especializada em chocolate de alto padrão, no entanto, a empresa reserva opções para orçamentos privilegiados: o ovo de 10kg, por exemplo, custa R$ 1.500.

"Esperamos que o auge das vendas ocorra a partir do dia 20 de março", diz a executiva, que destaca que a Páscoa corresponde a 30% do faturamento anual da companhia.

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