O mercado pet está sentindo os efeitos da crise econômica, segundo pesquisa da Kantar WorldPanel, empresa especializada em painéis de consumo. O volume de compra de alimentos industrializados caiu 8,5% no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os produtos, a ração sólida registrou a maior queda: 2,3% no faturamento total. O segmento corresponde a 93% do mercado de produtos industrializados.
Outro sinal da retração é a redução no número de visitas aos pontos de venda. De acordo com a pesquisa, os compradores vão, em média, 1,5 vez por ano. Como consequência, estão levando produtos maiores, que duram mais tempo. Outra solução dos donos de animais de estimação é substituir as rações por refeições caseiras. Entre os 28,9 milhões de lares com cães no Brasil, apenas 13 milhões compraram rações no primeiro semestre deste ano, número 5% menor do que no mesmo período de 2014.
O master franqueado da Petland no Paraná, Fernando Belleza, afirma que a marca ainda não está sentindo os efeitos da crise. A única mudança observada foi a troca de produtos premium por outros similares. Segundo o levantamento da Kantar WorldPanel, os pet shops ainda são os canais mais procurados para aquisição de alimentos.
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