Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Na África

Petrobras adquire 50% de dois blocos na costa do Gabão

A Petrobras informou nesta sexta-feira (17) ter adquirido 50% dos direitos dos blocos Ntsina Marin e Mbeli Marin, localizados na Bacia Costeira do Gabão, na costa oeste da África.

A estatal não divulgou o valor do negócio, feito por meio de sua subsidiária integral Petrobras Participaciones.

"A negociação foi concluída hoje (sexta-feira) e ainda depende da aprovação final do Governo do Gabão", afirmou a estatal em nota.

Os blocos foram adquiridos da empresa Ophir Energy, sediada no Reino Unido, que permanece com os 50% restantes.

Segundo a Petrobras, a região offshore da República do Gabão apresenta estruturas geológicas consideradas comparáveis às áreas desenvolvidas no Brasil, o que eventualmente pode facilitar a exploração pelo know-how da companhia.

A região dos dois blocos abrange uma área de 6.683 quilômetros quadrados, em profundidade de água que vai desde águas rasas até 2.400 metros, de acordo com o comunicado.

"A Petrobras assume obrigação de executar um programa mínimo, que compreende 2 mil quilômetros quadrados de sísmica 3D até março de 2012. Ao término desta etapa, a Petrobras tem o direito de avaliar a sua permanência na próxima fase do programa exploratório, que inclui perfuração de poços."

A Petrobras já atua em exploração e produção em outros países da África, como a Nigéria.

No início do ano, a Petrobras adquiriu 50 por cento de participação em bloco localizado na costa do Benin, também na costa oeste da África.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.