• Carregando...

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) multou a Petrobras em R$ 158,8 mil pelo vazamento de gás ocorrido na noite de 23 de setembro na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. O incidente ocorreu por volta de 22h, durante purga na linha de tocha que serve ao sistema da Unidade de Craqueamento Catalítico Fluído (UFCC). A purga é um processo realizado para que a linha (duto) seja liberada para a manutenção.

Na data do acidente moradores de Cubatão, Santos e São Vicente sentiram um forte odor proveniente do vazamento, que foi provocado pela ruptura da junta de expansão de uma das linhas pertencentes à UFCC. De acordo com a CETESB, o vazamento de gases ácidos (amônia, gás sulfídrico e cloreto de amônia) para a atmosfera motivou o registro de mais de 120 reclamações.

Segundo a Petrobras, o processo de purga da linha foi interrompido de imediato e o vazamento foi controlado ainda durante a noite de quarta-feira, com a situação sendo totalmente normalizada.

O gerente da Agência da CETESB em Cubatão, Marcos Cipriano, afirmou que além da multa, foram formuladas exigências técnicas com prazos definidos para cumprimento. Entre elas, a limpeza total de todos os equipamentos e ruas afetados pelos produtos vazados, a realização de testes de resistência dos equipamentos da unidade, e, se necessário, a substituição dos mesmos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]