• Carregando...

A Petrobras pretende expandir sua participação na distribuição de gás no Uruguai por meio de uma joint venture (parceria empresarial)com alguma empresa local. A estatal também está disposta a investir na exploração de gás e petróleo no país vizinho. A ampliação das atividades da Petrobras no Uruguai foi um dos temas tratados nesta terça-feira (10), durante a visita do presidente Tabaré Vázquez ao Brasil.

Eles [Petrobras] estão muito otimistas quanto descoberta de gás e também de petróleo. Ao que tudo indica, haveria uma espécie de pré-sal uruguaio, comentou o assessor especial da Presidência da República Marco Aurélio Garcia, ao final da reunião entre presidentes e ministros dos dois países.

A cooperação energética foi um dos temas centrais do encontro bilateral, que contou com a presença dos ministros de Minas e Energia do Brasil, Edison Lobão, e de Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, Daniel Martínez. Há um mês, durante visita do chanceler uruguaio, Gonzalo Fernández, a Brasília, ficou acertado que o Brasil fornecerá 500 megawatts de energia elétrica por dia ao Uruguai, para suprir a carência energética resultante da intensa seca no país vizinho.

Hoje, os dois países assinaram um adendo ao Memorando de Entendimento sobre Interconexão Elétrica, de 5 de julho de 2006, determinando a aceleração dos trabalhos para concretização do fornecimento de energia brasileira para o Uruguai. O documento orienta o grupo de trabalho de interconexão elétrica a apresentar propostas para a aquisição da energia interruptível pelo Uruguai, e respectivos preços para a energia transferida do Brasil para aquele país.

O texto também determina que o grupo aprofunde os estudos nos próximos 60 dias, no sentido de viabilizar contrato para construção e operação de uma linha de transmissão elétrica de grande porte entre San Carlos, no Uruguai, e Candiota, no Brasil O grupo de trabalho também deverá facilitar acordos entre as empresas Eletrosul e Eletrobras, do Brasil, e UTE, do Uruguai.

Em declaração conjunta, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Tabaré Vázquez pedem s respectivas chancelarias que intensifiquem as reuniões do grupo de trabalho para solucionar, ainda neste ano, todas as questões envolvidas no projeto de interconexão energética incluindo temas tributários, regulatórios, fontes de financiamento, condições de exportação de energia interruptível, contrato de fornecimento de energia no longo prazo e avaliação da necessidade de acordo bilateral sobre interconexão elétrica para garantir segurança jurídica ao empreendimento.

Ainda na área energética, os dois presidentes decidiram estreitar a cooperação bilateral e multilateral visando ao desenvolvimento de biocombustíveis.

Segundo Marco Aurélio Garcia, outro tema tratado pelos presidentes foi a ampliação dos investimentos brasileiros no Uruguai, com perspectivas no setor de produção de cimento.

Lula, Tabaré e os ministros também falaram sobre integração produtiva um dos principais pontos da agenda do Mercosul. Foram analisadas perspectivas de complementaridade nos setores de autopeças, informática, plásticos, farmacêutico, naval e aeronáutico.

Outro assunto discutido foi a possibilidade de realização de operações de swap cambial (contratos que trocam o rendimento em juros pela variação do dólar) pelo Banco Central brasileiro com países latino-americanos, como já ocorre com o Fed, o Banco Central norte-americano. O assunto já havia sido tratado pelos ministros da Fazenda do Brasil e do Uruguai e voltou pauta em fevereiro, durante a visita do chanceler uruguaio a Brasília

Brasil e Uruguai também firmaram um acordo de serviços aéreos para operação desses serviços entre os dois países e um ajuste complementar ao Acordo Básico de Cooperação Científica e Técnica entre Brasil e Uruguai, para o ensino de português a agentes da Polícia Rodoviária do Uruguai.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]