• Carregando...

Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam com forte alta nesta sexta-feira (16) em Nova York.

Apesar do anúncio de indicadores ruins vindos dos Estados Unidos, o mercado de petróleo refletiu preocupações com relação aos riscos do conflito no Oriente Médio, ao mesmo tempo em que sobe o tom de Washington com relação a Irã e Síria.

O barril de "light sweet crude" (WTI) para entrega em abril subiu 1,95 dólar, fechando a 107,06 dólares, no New York Mercantile Exchange (Nymex).

"Mais uma vez a situação em torno do Irã causou a alta dos preços", disse John Kilduff, da Again Capital. "Este é um problema sério, os 'players' globais mais importantes estão envolvidos", completou.

Ao mesmo tempo, os operadores reagiram bem à decisão da Swift - organização que administra a maioria dos pagamentos internacionais entre bancos - que anunciou na quinta-feira (15) o corte em seus sistema de bancos iranianos alvo de sanções a partir do próximo sábado.

Bruxelas indicou também que as discussões estavam em andamento para finalizar um regulamento sobre os termos do embargo gradativo ao petróleo iraniano que a Europa decidiu impor em fevereiro.

"As negociações atuais sugerem como o (europeus) querem que as sanções econômicas sejam fortes", disse o JP Morgan em uma nota.

Neste contexto, o mercado acabou ignorando os efeitos de um dólar mais forte, da queda do consumo nos EUA em março e do forte abrandamento do crescimento na produção industrial americana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]