• Carregando...

As cotações do petróleo fecharam praticamente estáveis nesta quarta-feira (22) em Nova York, sustentadas por tensões no Oriente Médio e temores do mercado sobre a oferta de petróleo.

O barril de "light sweer crude" (WTI) para entrega em abril, em seu primeiro dia de contrato, subiu 3 centavos em relação a terça-feira no New York Mercantile Exchange (Nymex), a 106,28 dólares.

"Após a alta de ontem que foi causada pelo acordo sobre a Grécia, as cotações continuaram sustentadas hoje pela rejeição do Irã em deixar que a AIEA visite as instalações" nucleares, explicou Phil Flynn, da PFG Best Research.

O chefe dos inspetores da AIEA, o belga Herman Nackaerts, anunciou que as negociações com Irã fracassaram após uma missão em Teerã de "última chance" da agência da ONU, ao ser negada a entrada a uma suposta instalação nuclear na base militar de Parchin.

O objetivo das negociações entre Irã e AIEA era dissipar as dúvidas em relação ao programa nuclear iraniano que, segundo o regime islâmico, tem apenas fins energéticos, mas que para os países ocidentais esconde uma finalidade armamentista.

"Este tipo de anúncio pode constituir a base de novas preocupações para o mercado", disse Peter Beutel, analista da Cameron Hanover.

Seguindo os países europeus, "as refinarias japonesas estão reduzindo suas compras de petróleo iraniano e a companhia chinesa Sinopec já reduziu seus volumes importados do Irã", destacaram analistas do Barclays Capital.

A alta foi limitada por alguma incerteza sobre o futuro da Grécia, com o mercado se perguntando se os planos de austeridade serão respeitados e se serão suficientes. Também foram divulgadas cifras ruins da indústria na China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]