i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Europa

PIB alemão desacelera para 0,3% no 2º trimestre

Resultado é um sinal de que a crise da dívida pública em outros países da zona do euro começa a afetar a maior economia europeia

  • PorFolhapress
  • 23/08/2012 07:02

O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da Alemanha desacelerou para 0,3% no segundo trimestre após uma expansão de 0,5% nos três primeiros meses do ano. O resultado é um sinal de que a crise da dívida pública em outros países da zona do euro começa a afetar a maior economia europeia.

De acordo com o Escritório Federal de Estatísticas, o país registrou um superavit de 0,6% do PIB no primeiro semestre do ano com um aumento na receita estatal de 2,9% na comparação anual. Os dados ajustados sazonalmente mostram que o investimento bruto de capital recuou 0,9% no segundo trimestre.

As exportações impulsionaram o crescimento econômico no segundo trimestre, subindo 2,5%, enquanto os gastos do governo avançaram 0,2% e o consumo privado subiu 0,4%.

O resultado é divulgado uma semana depois de que se informasse uma contração de 0,2% nas economias da zona do euro e nos 27 países membros da União Europeia. Na ocasião, o crescimento foi nulo nas regiões avaliadas, de acordo com o Escritório Estatístico da Europa, o Eurostat.

Na comparação de um ano para o outro, o PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro caiu 0,4% no período de abril a junho, enquanto na União Europeia a redução foi de 0,2%.

No período estudado, pelo menos oito países estavam em recessão, incluindo três das grandes economias do bloco, como Itália, Espanha e Reino Unido. Ainda não foram divulgados dados de todos os países membros.

Dos três países resgatados, estão em recessão Grécia, que teve redução de 6,2% no período interanual, e Portugal, com retração de 1,2%. Ainda não são conhecidos os dados da Irlanda.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.