• Carregando...

Os dados do Produto Interno Bruto (PIB), apresentados hoje, foram comemorados no Banco Central porque indicam desaceleração da economia nos últimos meses. "O crescimento do PIB confirma o diagnóstico do Banco Central de que a economia brasileira se desloca para uma trajetória mais condizente com o equilíbrio de longo prazo", afirmou o presidente do BC, Henrique Meirelles, que está em viagem a Madri e divulgou hoje nota à imprensa.

Meirelles se refere à redução do ritmo da economia. No terceiro trimestre, o PIB teve expansão de 0,5% na comparação com os três meses anteriores. Nessa mesma base de comparação, o crescimento havia sido de 1,8% no segundo trimestre e de 2,3% nos três primeiros meses do ano. Portanto, a atividade segue crescendo, mas mais devagar. Para o BC, essa é uma boa notícia porque a economia mais devagar diminui a pressão de alta na inflação.

Meirelles também destacou que o investimento segue em alta com comportamento "bastante positivo". "Isso indica que o bom momento da economia deve prosseguir ao longo dos próximos trimestres", disse. Novos investimentos aumentam a capacidade de produção das fábricas, o que reduz a chance de aumento de preços por falta de mercadorias na economia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]