• Carregando...

O Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, maior economia da Europa, cresceu 1,7% em 2015, um pouco a mais do que no ano anterior, de acordo com primeira estimativa divulgada pela agência federal de estatísticas Destatis.

Essa primeira estimativa calculada pelo instituto federal de estatísticas (Destatis) converge com as expectativas e é um pouco superior à do ano passado (1,6%). Em valor nominal o PIB chegou a 3,027 trilhões de euros.

As contas públicas do país, que englobam os números do Estado federal, os Estados regionais, os municípios e a previdência social, registraram um excedente de 0,5% do PIB.

Argentina descobre sua inflação real: 30% em 2015

Para 2016, a projeção é que o índice fique entre 20% e 25%

Leia a matéria completa

Segundo Carsten Brzeski, economista da ING, essa é uma boa notícia para os “fetichistas alemães da austeridade” e também dará argumentos “aos que criticam os fracos investimentos públicos na Alemanha”.

“Esses números demonstram que a Alemanha em 2015 teve um crescimento sólido e contínuo”, afirmou o presidente do Destatis, Dieter Sarreither, em uma coletiva de imprensa em Berlim. “O consumo foi o motor mais importante da economia alemã em 2015 (...). Os investimentos e o comércio exterior também apoiaram o crescimento, mas muito menos”, acrescentou.

Comércio exterior

Em 2015, as exportações subiram 5,4% em relação a 2014 e as importações foram de 5,7%, o que significa que a contribuição do comércio exterior ao PIB foi menor (0,2%) do que nos anos anteriores.

O crescimento do quarto trimestre de 2015 não será conhecido até fevereiro, mas o Destatis prevê que será próximo a 0,25%. No terceiro trimestre, o crescimento do PIB foi de 0,3%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]