• Carregando...

As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam em alta nesta sexta-feira, puxadas por dados do Produto Interno Bruto que sinalizaram que o Federal Reserve pode em breve encerrar a série de elevações da taxa de juros. A queda acentuada do preço do petróleo também ajudou.

O índice Dow Jones, principal indicador da Bolsa de Nova York, subiu 1,07%, para 11.219,70 pontos. O Standard & Poor's 500 avançou 1,22%, a 1.278,55 pontos, e o Nasdaq ganhou 1,93%, a 2.094,14 pontos.

Dados do governo dos EUA sobre o PIB mostraram que a economia desacelerou mais que o esperado no segundo trimestre, elevando as expectativas de que a campanha de dois anos de aumentos de juros pelo Fed esteja chegando ao fim.

Empresas sensíveis aos juros, como Citigroup, Wells Fargo e Bank of America estiveram entre as maiores altas do S&P 500. Essas ações ganharam 2,16%, 3,34% e 1,25%, respectivamente.

O relatório do PIB "é positivo para o mercado. O Fed possivelmente pode começar a abrandar (a política monetária)", disse Jim Fehrenbach, chefe de operações da Nasdaq no Piper Jaffray.

O preço do petróleo caiu em Nova York, derrubado por rumores entre os operadores de que possa haver um cessar-fogo entre Israel e Hizbollah no Líbano. O barril da commodity fechou em baixa de 1,7%, a US$ 73,24.

As ações da Intel subiram 4,06%, um dia depois de a maior fabricante de chips do mundo lançar novos chips capazes de economizar energia.

— Qualquer boa notícia de uma grande empresa como a Intel geralmente se traduz em boas notícias para o setor — afirmou Ray Rund, chefe de pesquisa do Shaker Investments, em Cleveland, acrescentando que as ações relacionadas a semicondutores "estão começando a parecer baratas".

O S&P teve o maior ganho semanal desde novembro de 2004, com 3,08%, enquanto o Dow teve a melhor semana desde maio de 2005, com 3,23%. No mesmo período, o Nasdaq subiu 3,65%, no melhor desempenho desde janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]