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Eurides Mescolotto | Divulgação
Eurides Mescolotto| Foto: Divulgação

O governo federal tem uma meta para elevar a participação das energias solar e eólica do nível atual – abaixo de 1% –, para 10% do total produzido no país nos próximos 15 anos. À frente dessa luta estará a Eletrosul, subsidiária da Eletrobras no Sul do país, que começa a testar projetos pilotos nessas áreas. Para Eurides Mescolotto (foto), a energia limpa é um caminho "inevitável." Confira a conversa dele com o repórter Alexandre Costa Nascimento.

Como contornar o alto custo da energia limpa?

O custo da produção eólica vem caindo assustadoramente. Há cinco anos, o megawatt custava R$ 300. No último leilão, o custo foi de R$ 122. O que faz com que o preço caia são os investimentos no setor. Investimento cria demanda, que alimenta a indústria, que ajuda a baratear o custo de produção.

Por que a Eletrosul decidiu apostar nisso?

Alguém tem de começar. Apesar de ainda ser uma energia cara, muitas empresas podem comprar essa produção para ter uma certificação ecológica. A humanidade não vive sem energia e, depois do que aconteceu no Japão [com a usina nuclear de Fukushima], as alternativas são cada vez menores.

Existe capital disponível para financiar esses projetos?

Sim, investidores do mundo todos estão de olho nisso. O Brasil tem um potencial para produzir 300 mil megawatts de energia eólica, o que significa triplicar a produção atual de energia do país. Se considerarmos a energia solar, a Região Sul – que tem o menor potencial do país por questões climáticas –, apresenta uma possibilidade de geração de energia maior do que toda a Alemanha.

Quais as iniciativas e projetos de geração solar?

A Eletrosul está criando uma usina de geração solar em sua própria sede, em Florianópolis, que terá painéis instalados no telhado e na cobertura dos estacionamentos. O investimento é de R$ 10 milhões, e cerca de 70% foi obtido em um financiamento a fundo perdido no banco alemão KfW.

Onde esses projetos podem ser aplicados?

Temos alguns projetos para usá-los na cobertura de estádios de futebol, que têm áreas imensas com potencial muito grande a ser explorado. Nesta semana vamos à Alemanha apresentar dois projetos de geração solar nos estádios do Mineirão (Belo Horizonte) e de Pituaçú (Salvador). Também vamos começar a discutir com a Infraero a cobertura de um novo aeroporto que será construído em Florianópolis.

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O pré-sal e o Paraná

A partir da semana que vem, o Sebrae-PR vai disponibilizar em Curitiba um plantão de atendimento para auxiliar empresas interessadas em se inscrever como fornecedoras de bens e serviços da Petrobras. A iniciativa, chamada de Posto Avançado de Cadastramento, é uma das ações do Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo, Gás e Energia do Paraná. O objetivo do evento, que ocorre de 9 a 13 de maio, é incentivar as empresas do estado que tenham potencial para se tornar fornecedoras da Petrobras em alcance estadual, nacional ou internacional. A ação também visa aumentar ainda mais a base de fornecedores da gigante nacional do petróleo.

Promoção nos shoppings

Começaram as promoções do Dia das Mães dos shoppings de Curitiba. O ParkShoppingBarigüi sorteia um Volvo XC60 e um vale-compras no valor de R$ 20 mil. Cada R$ 400 em compras vale um cupom. No Mueller, são dois automóveis Mercedes-Benz Family Plus. Os clientes ganham um cupom a cada R$ 300. No Shopping Curitiba, o mesmo valor vale um cupom para concorrer a um Nissan Livina e um ano de estacionamento grátis. O Palladium sorteia um Hyundai Sonata 2012. O consumidor ganha um cupom a cada R$ 150 e uma manta exclusiva a cada R$ 400.

O Estação fugiu dos sorteios de automóvel e lançou uma promoção cultural. Os autores das dez melhores respostas para a pergunta "Por que sua mãe merece um almoço em família todos os domingos até o final do ano?", escolhidos em votação pelo Facebook, vão concorrer ao prêmio sugerido na promoção. O Crystal também não fará sorteios. O shopping dá um kit de aromas da Le Lis Blanc para cada R$ 600 em notas fiscais.

Ultracongelados em Curitiba

Curitiba foi escolhida como cidade piloto pela alemã Eismann para iniciar suas operações no Brasil. A empresa vende alimentos ultracongelados – entre temperaturas de -40°C e -26°C –, importados da Europa. Segundo a companhia, por causa da cadeia de frio, que nunca é interrompida até chegar ao cliente, os produtos conservam sabores e características nutricionais. Há um catálogo no site (www.eismann.com.br) e a encomenda é feita por telefone. As opções são variadas e incluem desde sorvete e bolo de chocolate a pizza e camarão.

Alta performance no campo

O Ciclo de Palestras Informação e Análise do Agronegócio Gazeta do Povo vai discutir, na Expoingá, no sábado que vem, a agropecuária de alta performance – que busca a maior produtividade possível em cada propriedade. As palestras começam às 9 horas e seguem até o meio-dia. A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para participar, passe uma mensagem ao endereço de e-mail rsvp@grpcom.com.br.

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