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Há dez anos, os irmãos José Antônio e Paulo Baggio Pereira resolveram abrir uma modesta pizzaria no bairro

Água Verde, em Curitiba. A ideia deu tão certo que a empresa deles, Baggio Pizzaria & Focacceria, administra hoje outros três restaurantes em Curitiba e um em Joinville (SC). Para 2009 está programada a abertura de outra pizzaria em Santa Catarina, em Blumenau, e há planos de expandir a rede para São José dos Pinhais, na região metropolitana da capital. Outro termômetro do sucesso: no processo de crescimento, a sociedade atraiu mais dois empresários, que ajudam a gerir algumas filiais. Confira a entrevista com o empresário Paulo Baggio (foto), um dos irmãos que gerenciam a pizzaria:

A pizzaria Baggio tem uma filial em Joinville e está abrindo outra em Blumenau. A expansão para Santa Catarina ocorre por estratégia ou oportunidade?

O potencial de Santa Catarina é ótimo, pois o estado tem uma grande concentração do público que atingimos, das classes A e B. Além disso, a proximidade com Curitiba favorece. Precisamos estar por perto, pois a pizza é um produto elaborado, que requer controle de qualidade. Não abrir tantas franquias também favorece a padronização. O plano é abrir essa filial em Santa Catarina e uma em São José dos Pinhais.

Quais as vantagens de gerir um negócio em família?

Ter um negócio familiar é mais uma circunstância do que uma opção. Mas, em uma empresa familiar, as decisões são mais coesas, e as coisas acontecem mais rápido. Nós, irmãos, temos a mesma política, a mesma visão de negócio. O legal de ter uma empresa familiar é esse objetivo mais definido.

Para uma pizzaria, o que é mais rentável? A entrega em casa ou o restaurante?

Nós vendemos em três situações: balcão, salão e delivery. O balcão é o menos rentável, pois colocamos um preço promocional para competir com a concorrência. No salão, você pode agregar algumas coisas, como vinhos, caipirinha, mas para o nosso perfil de cliente, o ganho é pequeno, pois há os custos adicionais, os garçons. O delivery tem a taxa de entrega, que é embutida no produto. Portanto, para nossa pizzaria, é o mais rentável. Metade das vendas vêm do delivery, 25% do balcão e 25% do salão.

Colaborou Chico Marés

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