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Após ficar em segundo lugar em 2011, os planos de saúde voltaram ao topo de reclamações do ranking do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). O setor foi o que mais registrou problemas no último ano, seguido pelo financeiro, de produtos e telecomunicações.

As principais queixas dos consumidores são negações de cobertura dos planos, reajuste por faixa etária e anual, e descredenciamento de prestadores de serviço. Um dos motivos, segundo o Idec, é o crescimento dos planos coletivos. O instituto afirma que isso ocorre porque esses contratos não são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O líder do ranking de reclamações do Procon-SP, e segundo no Idec, o setor financeiro recebe reclamações principalmente relacionadas a cartões de crédito e consórcios. Segundo o Banco Central, cobranças de taxas e de serviços não contratados também são alvo de críticas dos consumidores. Outras queixas são endividamentos, taxa de juros, portabilidade de crédito e inscrição em cadastro de maus pagadores.

O setor de produtos é o terceiro colocado do ranking e traz como principais reclamações os celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha branca. A telefonia também ficou em posição de destaque, principalmente a móvel, devido à falta de sinal e quedas de ligações.

A lista segue ainda com os serviços de energia elétrica,ensino, imóveis, lazer, veículos e comércio eletrônico. O total de orientações feitas pelo Idec em 2012 foi de 9.413. Entre elas, 5.413 foram referentes a dúvidas sobre relações de consumo e 4 mil sobre ao andamento de ações judiciais.

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