• Carregando...

A plataforma da Petrobras P-40, que opera no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, teve a produção paralisada desde domingo até esta segunda-feira, após sofrer com um vazamento de gás, informou a companhia nesta segunda-feira, após relato do problema pela agência reguladora e pelo sindicato dos petroleiros.

A Petrobras informou que, às 18h55 de domingo, houve “um pequeno vazamento de gás” em uma linha de 1,5 polegadas da plataforma P-40, situada a aproximadamente 110 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.

“Todas as providências foram tomadas imediatamente, o vazamento foi rapidamente controlado e a equipe que trabalhava na plataforma permaneceu em total segurança. O reparo da tubulação já foi concluído e a produção está em processo de normalização”, disse a companhia em nota.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que não houve vazamento no mar.

Mais cedo, o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro NF) havia informado que o vazamento ocorreu devido a problemas no controle automatizado da plataforma.

O campo de Marlim Sul foi o sexto maior produtor de petróleo em abril, segundo a ANP, com 164 mil barris de petróleo por dia (bpd). Do total, mais de 40 mil bpd foram produzidos pela P-40.

O diretor de comunicação do Sindipetro NF, Marcos Brêda, disse à Reuters que a denúncia sobre o vazamento foi feita por petroleiros locados na plataforma e que a Petrobras confirmou o incidente ao sindicato nesta segunda-feira, após as 16h.

“A Petrobras nos informou que a expectativa era que a plataforma voltasse à produção ainda hoje”, disse Brêda.

É o segundo problema no campo de Marlim Sul em menos de um mês. Em maio, uma explosão em um painel elétrico da plataforma P-56 deixou a unidade sem produzir por algumas horas, segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]