• Carregando...

A China enviará inspetores ao Brasil até o dia 15 de dezembro para decidir se reabrirá seu mercado à carne bovina brasileira, fechado desde a identificação de um caso do mal da "vaca louca", no fim de 2012. Os chineses também anunciaram a habilitação de cinco novos frigoríficos brasileiros exportadores de carne de frango e suína. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (7) em Pequim pela senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A liberação da carne foi um dos principais pleitos do vice-presidente Michel Temer durante a visita feita nesta semana à China, onde chefiou a comitiva brasileira na reunião da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível (Cosban).

De acordo com Temer, os chineses garantiram que será a "última inspeção" antes da suspensão ao embargo da carne brasileira.A relutância dos chineses em estabelecer uma data para a inspeção e a habilitação dos frigoríficos chegou a criar um clima de desconforto nas negociações com técnicos brasileiros.

Tanto que o Brasil decidiu não assinar a ata final da subcomissão da Cosban que tratou do tema . Apesar da expectativa de que a "última inspeção" seja seguida da suspensão do embargo, Temer sinalizou que o anúncio pode ficar para o ano que vem, durante a visita ao Brasil do presidente chinês, Xi Jinping, que ocorrerá em março ou abril.

Líder mundial em exportação de carne bovina, o Brasil tem na China um mercado voraz, em crescente demanda do produto devido à ampliação da classe média e o consequente aumento do consumo de proteínas.

A tendência é de crescimento, já que atualmente os chineses consomem em média entre 4 e 5 quilos de carne bovina por ano, só 20% da média mundial. Segundo projeções da ONU, as importações chinesas de carne bovina poderão ter crescimento anual de 7% nos próximos dez anos.

As autoridades chinesas não divulgaram quais os frigoríficos brasileiros de aves e suínos foram habilitados para exportação, mas os nomes foram revelados pela CNA em conversa com jornalistas brasileiros. São eles: Seara, de Amparo (SP), Seara, de Forquilhinha (SC). Itaquiraí, de Itaquiraí (MS), Seara, de Seara (SC) e BRF, de Videira (SC).

Kátia Abreu disse que está em fase avançada um projeto com financiamento do BNDES para abrir uma rede de churrascarias brasileiras na China. O objetivo principal, segundo ela, é promover a carne do Brasil.Ela afirma que a ideia é que a rede chegue a 200 restaurantes. "Mas, claro, só quando a carne brasileira for liberada", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]