• Carregando...
 | Reprodução / Internet
| Foto: Reprodução / Internet

O desenvolvimento de uma metodologia própria para estudo, que lhe garantiu vaga no primeiro curso superior aos 36 anos de idade, foi o embrião da empresa Já Entendi, de Gladys Mariotto, criada em 2011. Antes de transformar sua expertise em negócio, Gladys trabalhou para outras instituições de ensino, aplicando o método que a ajudou a superar dificuldades impostas pelo diagnóstico de deficit de atenção e hiperatividade. Reconhecimentos espontâneos do trabalho em eventos internacionais na área de educação deram o pontapé inicial para a abertura da empresa. "Investi nas aulas preparatórias para o Enem, pelos recursos disponíveis na época. Mas o foco sempre foi chegar à capacitação profissional", diz a CEO do Já Entendi.

Hoje, o portal de vídeo aulas e conteúdo escolar e profissionalizante é dirigido à capacitação profissional da base da pirâmide trabalhadora. Gladyz negocia os pacotes de formação com as empresas, que definem as áreas e os funcionários que irão receber o treinamento. Em dois anos de trabalho, 300 mil pessoas de dez organizações diferentes foram impactadas pela metodologia. Em setembro, serão lançados cursos avulsos, para contratação direta pelo profissional, independente de vínculo empregatício. "Os primeiros cursos serão na área de limpeza profissional, secretariado e cabeleireiro", explica a executiva. A Já Entendi emprega 20 pessoas e tem previsão de faturamento de R$ 3 milhões para 2014.

Uma das principais vitrines para o negócio de Gladys foi a participação em concursos de startups. Em 2012, o Já Entendi foi classificado no Desafio Senai. Hoje, Gladys é finalista do Prêmio Claudia, que destaca a atuação a mulher empreendedora. "Os concursos foram fundamentais para conseguir maior visibilidade no mercado, além do acesso a monitorias e informações sobre o negócio", explica. Ser reconhecida nas competições aumentou a responsabilidade da empresária no desenvolvimento do negócio. Também ajudou a atrair aporte de recursos, com a participação de um investidor anjo. "É incrível a avalanche de oportunidades que surgem quando você está exposto no mercado", diz.

Desafio 2014

O Senai quer identificar outras startups com potencial de sucesso e desenvolvimento no Paraná e para isso realiza todos os anos o Desafio Senai. A edição de 2014 aceita inscrições até o fim de setembro. Os candidatos serão avaliados por uma equipe especializada na área de negócios. Dez finalistas irão defender suas empresas no dia 10 de novembro diante de uma banca de empreendedores e investidores.

A startup vencedora vai receber R$ 20 mil em consultorias do Senai Inovação, além de uma vaga para hospedagem no Clube do Empreendedor e o Empretec, do Sebrae, programa de capacitação empresarial certificado pela ONU. O segundo e o terceiro colocados também serão hospedados no Clube e ainda se apresentam na edição nacional do Desafio, em São Paulo, no fim do ano. Quem vence a etapa nacional participa do Seedstars World, competição mundial que ocorre na Suíça e reconhece as melhores startups de países emergentes. Podem participar empreendedores com ideias de negócio com característica inovadora, quem já tem empresa, produto ou serviço ou ainda desenvolva melhoria de processos existentes, para melhorar ou ampliar o negócio.

Desafio Senai 2014

As inscrições estão abertas até o fim de setembro, no site www.senaipr.org.br/desafiosenai

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]