Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Logística

Portos do PR adotam novas rotas para facilitar escoamento da safra

Informativos serão distribuídos nas estradas para que os caminhoneiros conheçam os caminhos alternativos para os terminais de grãos em Paranaguá e Antonina

Superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino (à dir.) e Beto Richa anunciam o plano | Agência Estadual de Notícias/Arnaldo Alves
Superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino (à dir.) e Beto Richa anunciam o plano (Foto: Agência Estadual de Notícias/Arnaldo Alves)

Na véspera do início do escoamento da prevista para ser uma supersafra de grãos, o governo estadual e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) lançaram o Programa Safra na tentativa de evitar a formação de filas de caminhões ao longo da BR-277. Por meio de materiais informativos, o objetivo é dar fluidez ao tráfego dentro de Paranaguá e, na medida do possível, evitar o congestionamento no acostamento da estrada. Até julho, informativos serão distribuídos nas estradas do estado na intenção de orientar os caminhoneiros quanto as novas rotas de acesso aos terminais de descarga. O informativo, que também será entregue para exportadores e operadores portuários, traz o desenho do mapa da cidade de Paranaguá com o destaque, em diferentes cores, das 14 rotas para a descarga. Além disso, o material reforça as regras de recebimento de cargas de grãos e a necessidade de agendar a entrega pelo sistema "Carga Online".

"Não podemos ser um ponto de estocagem avançado do campo. A nova distribuição de rotas em Paranaguá irá dar fluidez ao serviço", afirma o superintende da Appa, Luiz Henrique Dividino. "Terá penalidade para quem chegar sem cadastro", afirma o governador do estado, Beto Richa.

A projeção do terminal paranaense é movimentar 19,8 milhões de toneladas pelo corredor de exportação, crescimento de 24% em relação ao ano passado (15,9 mi/t). Além da soja e do milho paranaenses, Paranaguá é o caminho de saída para os grãos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Nova lei

O aumento no número de caminhões é outra preocupação das autoridades. Além da necessidade de mais carretas para transportar a supersafra, a nova "Lei do Caminhoneiro" limita o tempo de trabalho dos profissionais – a jornada está limitada a 10 horas para os contratados e a 12 horas para os autônomos, com intervalos de 30 minutos a cada 4 horas trabalhadas e um repouso ininterrupto de 11 horas a cada 24 horas.

"Com mais caminhões na estrada, o estresse também será maior. Não adianta tapar o sol com a peneira. Os problemas vão existir e precisamos minimiza-los", diz o secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.