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O tema de hoje é útil para todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, precisam influenciar pessoas para conquistar o sucesso profissional. Boa leitura!

Empregado da mesma empresa há três anos, Gabriel passou por um período difícil, em que chegou a sentir ressentimento em relação à administração da companhia. Ele acreditava que, apesar de sua capacidade inegável de obter resultados positivos, não era valorizado adequadamente pela organização.

Esse sentimento surgiu logo que ingressou na empresa, quando lhe foi negada a implantação de um projeto que sugeriu na época. Sem muitas explicações, o gerente do setor lhe disse que aquela proposta não era de fundamental importância para o grupo e que, portanto, não seria levada à diretoria. Frustrado com a declaração do superior, Gabriel começou a achar que aquela atitude demonstrava insegurança do gerente e que este jamais iria incentivar qualquer idéia sua. Com essa certeza na cabeça, começou a articular sua mudança para outro departamento, onde seria subordinado a alguém menos inseguro. Após algum tempo, Gabriel conseguiu sua transferência.

Na nova seção, ele teve o mesmo tratamento. Em determinada ocasião, apresentou um projeto inovador, que iria melhorar a qualidade dos produtos fabricados pela empresa. A sugestão era barata, e sua implantação, fácil. A organização só teria a ganhar com a idéia de Gabriel. Ao final de sua explanação sobre as vantagens do programa, o profissional ouviu de seu novo gerente que a firma tinha outras prioridades naquele momento.

Indignado ao ver mais um projeto seu ser rejeitado, Gabriel percebeu que a empresa não o instigaria a ser criativo ou a mostrar comprometimento com o crescimento da organização. Por isso, o profissional passou a executar suas funções de maneira medíocre, sem apresentar nada além do solicitado. Sua mudança de atitude foi notada por seu superior direto, que logo o chamou para uma conversa particular.

Sem muitos rodeios, o gerente questionou Gabriel sobre sua falta de motivação e ouviu dele a causa da desanimação aparente. Como resposta, o gerente falou com sinceridade: "A empresa valoriza, sim, colaboradores criativos, com capacidade para antever problemas e propor soluções plausíveis. Se por acaso suas idéias não foram acatadas, é porque você não conseguiu convencer as pessoas à sua volta da importância e relevância delas para a organização." Finalizou recomendando a Gabriel que fizesse um curso básico de vendas, para adquirir habilidade para influenciar e convencer pessoas.

A conversa com o chefe foi um divisor de águas para Gabriel, que seguiu o conselho do superior e desenvolveu as competências que não possuía. Hoje, ele é o responsável pelo planejamento de novos projetos, em um departamento criado por sua sugestão.

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Às vezes, idéias criativas e projetos engenhosos podem ser recusados em função da falta de persuasão daquele que os defende. Por isso, o profissional que pretende implantar mudanças em uma organização precisa desenvolver a capacidade de influenciar, de transmitir credibilidade e, sobretudo, de comprovar a importância do projeto para a realidade da empresa. Assim, não basta apresentar uma idéia brilhante para que esta seja aceita e implementada; é preciso fazer uma exibição correta (adequando a mensagem a cada interlocutor) e inserir a proposta no contexto atual da organização e do mercado.

SAIBA MAIS...Incentivo à leitura

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida de seus funcionários por meio da leitura, a panificadora Saint Germain, que tem duas unidades em Curitiba, construiu sua própria biblioteca. O espaço foi inaugurado em fevereiro com um acervo de 150 livros, doados pelos proprietários e destinados ao uso gratuito dos 110 colaboradores que a panificadora emprega na cidade. Hoje, há 30 leitores cadastrados.

Aqueles que não têm como se deslocar até a unidade onde está a biblioteca podem checar o código dos livros, na lista exposta num mural em seu local de trabalho, e fazer a ficha de cadastro e o pedido por telefone, que mais tarde é entregue por um transportador. Por mês, são emprestados de 10 a 15 livros, cujo prazo de devolução é de 20 dias. Romance, aventura e espírita estão entre os gêneros mais procurados. Até 2006, a Saint Germain espera duplicar seu acervo de obras literárias com doações da comunidade, dos proprietários e dos próprios funcionários.

Bernt Entschev é presidente do Grupo De Bernt. Empresário com mais de 36 anos de experiência junto a empresas nacionais e internacionais. Fundador e presidente do grupo De Bernt, formado pelas empresas: De Bernt Entschev Human Capital, AIMS International Management Search e RH Center Gestão de Pessoas. Foi presidente da Manasa, empresa paranaense do segmento madeireiro de capital aberto, no período de 1991 a 1992, e executivo da Souza Cruz, no período de 1974 a 1986

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