• Carregando...

Os cursos de intercâmbio científico estão em voga atualmente. Para incrementar ainda mais o mercado de oportunidades aos estudantes brasileiros, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) está criando parcerias ou fortalecendo as já existentes com instituições de ensino do exterior. Nesta semana, a Capes divulgou três boas opções para quem quer estudar fora e trocar experiências científicas com outros povos. Os aprovados vão estudar com todas as despesas pagas.

Para aqueles que não querem ir muito longe, a oportunidade está em Cuba. A Capes está recebendo inscrições para o programa de cooperação científica que mantém com o Ministério da Educação Superior cubano (MES), para a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento. O programa estimula a troca de conhecimento entre docentes e pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior dos dois países, por meio de projetos conjuntos de pesquisa.

Para se inscrever, o candidato deve apresentar a sua proposta de projeto por uma equipe composta de, no mínimo, dois doutores, e coordenada por um docente com título de doutor há pelo menos quatro anos. O prazo final para a apresentação das propostas termina no dia 31 de julho.

Mais informações no site http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/MES_PROJETOS.htm.

Europa

Na Europa, são duas ótimas opções. Em solo francês, a Capes possui uma parceria de longa data com o Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub). Conhecido como Capes/Cofecub, o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-França apóia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil e da França e estimula a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes. Criado em 1978, beneficia atualmente 122 projetos.

Segundo a técnica da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Jussara Pereira Prado, o edital deste ano traz algumas mudanças. Com o fim da necessidade de temas prioritários e a obrigatoriedade de formação de redes, presentes no edital de 2005, a única prioridade agora é a excelência do projeto e da equipe. Jussara afirma que a proposta de projeto deve ser apresentada por equipe vinculada a curso de doutorado avaliado pela Capes e contemplar, em especial, a formação de doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. Para os interessados, as inscrições vão até 16 de junho. Para mais informações, acesse http://www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/CAPES_COFECUB.htm.

Mais direcionada a profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, a parceria entre Capes e o Instituto Politécnico de Turim, na Itália, oferece a chance de estudo pelo período de seis a 12 meses em um dos mais importantes centros de estudos italianos. A instituição italiana é referência em estudos nas áreas de engenharias e arquitetura, principalmente em design. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 30 de julho. Segundo a Capes, o objetivo da proposta, a primeira seleção do acordo de cooperação firmado, em outubro de 2005, é incentivar a mobilidade de estudantes de excelência nas duas habilitações. Para concorrer a uma das bolsas, o candidato deve ser apresentado por programa de doutorado recomendado pela Capes, necessita comprovar a sua matrícula na distinta instituição de ensino superior e dedicar-se em regime integral às atividades acadêmicas. Além disso, é importante contar com a concordância do orientador brasileiro em participar e acompanhar as atividades, bem como em dividir a orientação com o colega italiano.

Para mais informações, basta acessar o edital no site www.capes.gov.br/capes/portal/conteudo/10/Capes_Turim.htm.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]