i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mercados

Bovespa inverte tendência e cai 0,75%. Dólar sobe

  • PorGlobo Online
  • 28/12/2005 09:30

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) inverteu a tendência de alta dos primeiros minutos de negociação e opera em queda moderada. Às 12h11m, o Índice Bovespa marcava 33.120 pontos, com baixa de 0,75%. O dólar à vista subia 0,56% no mesmo horário, cotado a R$ 2,350 na compra e R$ 2,352 na venda.

A queda da Bovespa é atribuída a uma correção natural, já que os negócios estão bastante concentrados no curto e curtíssimo prazo. Este é o penúltimo pregão do ano, e os investidores não deverão fazer alterações significativas em suas carteiras.

O relatório de inflação do Banco Central era a principal expectativa do mercado para esta semana. A leve elevação da projeção da inflação ficou dentro do previsto, assim como a revisão para baixo da previsão de crescimento da economia neste ano. No mercado futuro de juros, as projeções da taxa Selic acompanham a apreciação do dólar e operam com leve alta.

A queda da Bovespa é limitada em boa parte pelo bom desempenho das ações da Petrobras, que refletem a descoberta de um novo campo de petróleo. A ação preferencial, que agora concentra o maior peso no Ibovespa, sobe 1,34%. A ação ordinária sobe ainda mais: 1,49%. Já Telemar PN, segunda mais importante do Ibovespa, recua 1,03%.

Entre as 57 ações do Ibovespa, as maiores baixas são de Telemar Norte Leste PNA (-3,31%) e Tim Participações ON (-2,54%).

O mercado de câmbio trabalha à espera das ações do Banco Central. A instituição realiza leilão de contratos de swap reverso, o que na prática equivale a uma compra de dólares no mercado futuro. A incerteza é quanto ao leilão de dólares à vista, que não ocorreu na terça-feira.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.