• Carregando...

Um estudo feito com mais de 6 mil executivos de 60 países mostra que os brasileiros estão acima da média em suas capacidades intelectual, social e de relacionamento interpessoal. A pesquisa foi desenvolvida pela Thunderbird Global School of Management, dos EUA, em parceria com a Fun­dação Instituto de Admi­nistração (FIA).

Apesar de estar acima da média nas três áreas analisadas, é na relação interpessoal que os brasileiros mais se destacam. Para o professor Alfredo Behrens, pesquisador do Programa de Estudos do Futuro (Profuturo), da FIA, isso ocorre em razão da cultura brasileira, capaz de respeitar as diferenças. Segundo ele, o estudo é importante para entender a competência global dos executivos e suas habilidades em lidar com o desconhecido. "Avaliamos os profissionais com responsabilidades internacionais, a fim de destacar suas competências e trabalhar os pontos a serem melhorados para que, com isso, sejam eficazes em suas funções, evitando aprenderem por tentativa e erro", diz.

Escassez

O acadêmico ainda completa que embora possa se dizer que os executivos brasileiros possuam notas iguais ou melhores do que os MBAs estrangeiros, ainda faltam profissionais com essas qualificações no mercado nacional. "Apesar de nossos executivos estarem preparados para funções globais, os números são pequenos diante da necessidade do país", afirma ele.

Essa foi a primeira vez que os brasileiros participaram do estudo, que ouviu 200 executivos do país que já cursaram MBA. Por isso, de acordo com Behrens, o estudo pode ser enganoso ao retratar fielmente o executivo do brasileiro, uma vez que foi feito com uma parcela muito específica de profissionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]