• Carregando...
Funcionários têm aula de ginástica na agência Mirum na hora do almoço. | Fotos: Antônio More/Gazeta do Povo
Funcionários têm aula de ginástica na agência Mirum na hora do almoço.| Foto: Fotos: Antônio More/Gazeta do Povo

Ao pensar em ambientes de trabalho criativos, com gestores que promovem ações para a qualidade de vida dos funcionários, a maioria tem como referência o Vale do Silício (EUA), região com aglomeração de empresas de tecnologia, como Apple, Google e Microsoft. Tanto que os modelos de trabalho dessas companhias está se dissipando a outras empresas, que começaram a nutrir valores além dos corporativos. Hoje já é possível encontrar muitos locais de trabalho que entendem que o investimento feito no ser humano influencia nos resultados da empresa.

Cada companhia faz isso a sua maneira. Algumas empresas oferecem treinamentos de desenvolvimento humano, buscando alinhamento entre vida pessoal e profissional; outras financiam coaching para seus líderes, que encontram ferramentas para motivar toda a equipe. E há também aquelas que transformam o ambiente num espaço descontraído, o que garante mais flexibilidade aos colaboradores.

Na agência de publicidade digital Mirum, em Curitiba, o princípio básico é o de que todos devem se sentir bem no local de trabalho. Segundo o diretor de operação da Mirum, Rucelmar Reis, a agência começou com esse propósito e cresceu por causa dele. “A gente quis fazer um lugar onde as pessoas se sentissem bem. Se isso não acontecer, o nosso trabalho não é bem feito. O cunho [das ações] não é só de resultado, é para fazer um lugar legal. A gente investe no profissional porque depois vai ter resultado.”

Espaço de convivência reúne funcionários.

A maioria das ações adotadas pelas empresas que prezam pela qualidade de vida dos funcionários é considerada simples e de baixo custo, além de ser aplicável no dia-a-dia. Mesas com frutas pela manhã, aulas de yoga, academia, sala de jogos, quadras poliesportivas e espaços alternativos para reuniões (como decks externos) são opções para o colaborador.

Empresa disponibiliza equipamentos de academia.

Além de medidas individuais existem as coletivas, que engajam a equipe inteira a trabalhar alinhada e unida. Na Mirum, o fim do expediente de sexta-feira pode ter chope liberado, mas só se a equipe bater as metas da semana. Outras ações, como o dia da família, quando os parentes dos funcionários visitam o local de trabalho, ajudam a trazer os valores e a afetividade da vida pessoal para a profissional.

Fachada da Mirum, que atua na área de publicidade digital.

Veja algumas dicas para melhorar o ambiente de trabalho

  • Pense na cultura da empresa. Analisar quais são os valores e a missão do local em que se trabalha ajuda a entender a identidade da corporação. A partir daí é possível pensar em ações que vão otimizar o trabalho e ajustá-las ao perfil da empresa.
  • Resultados são consequência. Não pense tanto em números, em aumentar o rendimento, em posicionamento da marca. Pense nas pessoas, nos seus colegas, no estilo de trabalho de cada um e em como cada colaborador pode trabalhar mais feliz.
  • Perceba como você está integrado ao trabalho. Não precisa alimentar uma cultura workaholic, mas é possível entender que você está todos os dias trabalhando por algum propósito – seu e da empresa. Essa compreensão ajuda a saber onde você quer chegar e pensar, a cada dia, como o caminho até esse propósito pode ser melhor.
  • Arrisque, não coloque nenhuma certeza sobre o que pode ou não dar certo. Algumas medidas fazem sucesso em certas empresas e em outras não. E não tem problema nenhum quando isso acontece. Se alguma ação der errado, continue buscando outras. Essa inovação constante também é benéfica e traz dinamismo ao ambiente de trabalho.
Decks externos para colaboradores da Mirum.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]