• Carregando...
Juliano Pereira, da Stora Enso | Divulgação
Juliano Pereira, da Stora Enso| Foto: Divulgação

Serviço

XIII Congresso Paranaense de Recursos Humanos (CONPARH)Data: 6, 7 e 8 de maioLocal: Campus da Indústria (Fiep) – Av. Comendador Franco, 1341 – Jardim BotânicoHorário: das 13h30 às 19hInformações e inscrições: (41) 3262-4317 ou www.abrh-pr.org.br

  • A consultora Vicky Bloch
  • Marcelo C., do Grupo Fleury

O protagonismo das empresas, instituições de ensino e da sociedade no desenvolvimento e gestão de pessoas é o tema central da 13.ª edição do Congresso Paranaense de Recursos Humanos (Conparh) 2014, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de maio na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Mais de 700 profissionais de recursos humanos são esperados para o evento que vai debater o passado, o presente e o futuro do RH no país.

O Conparh 2014 vai trazer mais de 20 palestrantes para debater os desafios do RH, área que ganhou importância estratégica nas empresas. São presidentes, diretores e gerentes de RH, além de profissionais ligados ao dia a dia da gestão de pessoas. A programação inclui conversas com CEOs e diretores de RH, conferências, apresentação de cases e apresentações culturais. Também haverá a tradicional Feira de Negócios, cujo objetivo é a apresentação de serviços e produtos, aliada à troca de experiências e networking.

No primeiro dia do evento, entre 15h30 e 16h30, a conferência magna terá como palestrante Marcelo Cardoso, vice-presidente de Pessoas do Grupo Fleury, que comandou por muitos anos a área de gestão de pessoas na Natura. Na sequência, Joel Dutra (USP) e Bruno Fernandes (UP), doutores em gestão de pessoas, vão falar sobre as melhores empresas para se trabalhar.

A lista de palestrantes conta ainda com nomes como Vicky Bloch, consultora que atua na área coaching para executivos; Eloi Zanetti que é consultor e palestrante em marketing, comunicação corporativa e vendas; José Antônio Fares, superintendente do SESI/PR e do IEL/PR no Sistema FIEP; e Leyla Nascimento, presidente da ABRH Nacional.

Um dos destaques do último dia do Conparh é o case da Stora Enso, empresa finlandesa produtora de papel e embalagens com fábrica no município de Arapoti, no Paraná. A companhia tem mais de 46 mil funcionários em 40 países. O vice-presidente global de recursos humanos, Juliano Pereira, vai contar como a empresa se reinventou ao longo dos seus 726 anos de existência.

De acordo com Daviane Chemin, presidente da ABRH-PR, a gestão e desenvolvimento de pessoas deixou de ser responsabilidade apenas do RH das empresas. Hoje, todos os temas importantes ligados à gestão de pessoas, como o apagão de talentos, por exemplo, ultrapassam o limite das empresas e precisam ser debatidos por toda a sociedade.

"As instituições de ensino são responsáveis pela preparação dos profissionais do futuro. A gestão de pessoas é um tema que interessa a todos", diz. Não à toa o evento terá a contribuição de professores e lideranças ligadas às universidades e instituições de ensino.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]