• Carregando...

A Coréia do Norte está falsificando não só dólares americanos, como já foi denunciado, mas também ienes japoneses e iuanes chineses, segundo um antigo membro do Conselho de Segurança Nacional dos EUA citado hoje pela imprensa japonesa.

Michael Green, que acaba de deixar o cargo de diretor para assuntos asiáticos nesse órgão de segurança americano, indicou em entrevista ao diário japonês "Yomiuri" que existem indícios de que a Coréia do Norte está falsificando divisas dos países vizinhos.

Segundo Green, agentes norte-coreanos estão comprando nos mercados internacionais tintas de reprodução tipográfica das mesmas cores que as das notas das moedas chinesa e japonesa.

O ex-diretor do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos mostrou seu convencimento de que a Coréia do Norte expandiu suas atividades ilegais nos últimos anos devido ao colapso de seu sistema econômico.

Em setembro deste ano, o Departamento do Tesouro dos EUA indicou que o Banco Delta Asia SARL, registrado em Macau, estava envolvido em operações de lavagem de dinheiro e que trabalhara para agências governamentais e empresas norte-coreanas durante cerca de duas décadas.

Segundo estas acusações, vários diretores do Banco Delta Asia SARL cooperaram com autoridades norte-coreanas para aceitar pôr em circulação grandes volumes de dinheiro, em boa parte dólares falsos e também procedentes do tráfico de drogas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]