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Observe que nas lutas de boxe das categorias mais leves: mosca, pena e galo os lutadores se digladiam com violência e dificilmente caem. E, como nas lutas dos pesados, um só soco bem colocado derruba o lutador levando-o quase sempre a nocaute.

No mundo das empresas é a mesma coisa. Pequenas e médias empresas brigam desesperadamente, passam por extremas dificuldades e dificilmente saem de cena. Para as grandes: um golpe certeiro, fora de hora, pode colocar tudo a perder. Quantas empresas de grande porte não vimos cair aos pedaços, indo à lona por decisões desastradas de estratégia, descuido, baixa de guarda e muitas vezes, até pela vaidade ilimitada dos seus executivos e proprietários?

Por isso, fique atento, sua empresa pode ter mudado de categoria e você ainda não percebeu. Será que ela é ainda a pequena ou média empresa que você pensa que é? De repente subiu para uma categoria maior e não te avisaram. E se isso aconteceu é bom começar a tomar os devidos cuidados para sobreviver ao novo estilo de luta. O patamar dos pesados exige maior atenção: os concorrentes serão mais agressivos e olharão para sua empresa com outros interesses, você passou a incomodá-los. Lutar na categoria dos "de cima" não dá muito espaço para ingenuidade, falta de malícia, descuido e pausa para descanso, baixa da guarda e tomada de fôlego.

As modalidades das categorias mais pesadas exigem dureza no preparo físico. Você vai ter que estar apto para agüentar os dez assaltos normais da luta e mais alguns, se for necessário. O treinamento é mais exigente; os treinadores, preparadores físicos e sparrings extremamente profissionais; e a atenção à luta redobrada.

O preparo do pessoal que atualmente trabalha com você é outro. Aliás, está na hora de rever o seu quadro de colaboradores. Eles servem para o novo estilo de luta ou estão assustados e perdidos? Pois é aí que está o perigo: muitas empresas sobem de ranking e as cabeças dos dirigentes e colaboradores permanecem como se estivessem ainda nos velhos tempos.

Na luta dos pesados as estratégias de marketing, vendas e gestão devem ser trabalhadas com inteligência e refinamento. O planejamento comercial deve ser audaz e ao mesmo tempo cauteloso. O apoio às vendas, aos representantes, lojistas e vendedores precisa de atenção constante. A nova ordem para você e sua equipe é: deixem de pensar pequeno.

O velho folheto mal acabado e sem graça já não serve mais. A comunicação, interna e externa, passa a ser ferramenta de vital importância e necessita de profissionais habilitados. Seus anúncios não circulam somente na região e sim em mundos maiores. E, cuidado com esta historia de "eu tenho um sobrinho que faz mais barato". Isto pode sair muito caro. Existem trabalhos para escoteiros mirins e fuzileiros navais, aprenda a diferença entre eles.Mas, nem tudo são espinhos no Olimpo. Se as exigências cresceram as recompensas também são maiores. É por isso que as luvas - dinheiro pago para os lutadores -, de um peso pesado sempre são maiores do que as das outras categorias. Existem poucos Tysons, Holifields e Foremans e muitos Popós.

Por isso, tome o máximo cuidado quando sua pequena, risonha e franca empresa começar a crescer. Atente aos conselhos do velho treinador, Marck - Clint Eastwood – no filme "A Menina de Ouro" – "Proteja-se sempre. Proteja-se sempre. Não baixe a guarda nunca. Você pode levar uma e nem saber porque saiu de cena".

Eloi Zanetti – assessor de marketing e comunicação – eloizanetti@terra.com.br

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